O 1º Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques e no auditório do Tribunal de um Contas do Amazonas (TCE/AM). Organizado pela REDEFEM e presidido pela Professora e Pós-Doutora Rosane Teresinha Carvalho Porto, a organização é uma entidade civil sem fins lucrativos do Rio Grande do Sul, composta por mulheres de diversas áreas, incluindo professoras, pesquisadoras, magistradas, advogadas e outras profissionais da área jurídica e afins. A REDEFEM está focada na pesquisa e defesa dos direitos das mulheres.
O evento foi criado por integrantes da REDEFEM, a Desembargadora Dra. Tânia Regina Silva Reckziegel, Presidente do COJUM e Vice-Presidente Região Sul da REDEFEM, , a Desembargadora e Ouvidora da Mulher do TRT-11, Dra. Ormy da Conceição Dias Bentes, a Juíza de Direito do TJAM, Ouvidora da Mulher do TRE/AM e Vice-Presidente da REDEFEM Região Norte, Dra. Lídia de Abreu Carvalho, a Procuradora e Diretora da Ouvidoria da Mulher do TCE/AM, Dra. Ana Paula Machado Andrade de Aguiar, as servidoras da Ouvidoria da Mulher do TCE/AM, Dras. Cristiane Almeida Balieiro e Marcella Aguiar Wolter, a advogada e ouvidora adjunta da OAB/AM, Dra. Fabiana Pacífico Seabra, a Vice-Presidente Administrativa do CRC/AM, Dra. Joseny Gusmão da Silva, a Advogada e Coordenadora da Ouvidoria da Mulher do TRE/AM, Dra. Rosely de Assis Fernandes e a Secretária Geral da REDEFEM e Assessora da Ouvidoria da Mulher do TRT/11, Dra. Ana Carolina Campos Machado Barros. Todas imbuídas e encorajadas a dar voz às mulheres que ainda são silenciadas pelo medo, e unidas por um único ideal: nenhuma mulher a menos.
A abertura do evento ocorrerá no dia 21 de agosto de 2024, às 19h (horário local), no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques. Autoridades do Judiciário, membros de autarquias, do setor privado, desembargadores, ouvidores e ouvidoras, servidores de vários tribunais do Brasil e alunos de diversas instituições de ensino superior do Amazonas estarão presentes.
A palestra magna de abertura será ministrada pela Professora Silvia Pimentel, primeira vencedora do prêmio Jabuti Acadêmico de 2024. Reconhecida internacionalmente, Silvia Pimentel é uma advogada e ativista célebre por suas contribuições aos direitos humanos e à igualdade de gênero.
O evento contará com diversas palestras ministradas por profissionais renomados e oferecerá certificação emitida pela ECP, totalizando 13 horas de carga horária. Os interessados devem se cadastrar no site da ECP e inscrever-se no evento.
A inscrição deve ser feita no link: https://ecpvirtual.tce.am.gov.br/ead/course/view.php?id=992 , após um cadastro prévio na plataforma da Escola de Contas Públicas do TCE/AM. O evento é gratuito. Ao término, será emitido Certificado com carga horária de 13h.
Confira a programação completa do evento no pdf em anexo.