AMAZONAS – No coração da Amazônia, o Festival Folclórico de Parintins transcende a celebração cultural, estabelecendo-se como uma plataforma dinâmica para marcas que almejam uma conexão mais profunda e interativa com o público. Durante a edição do evento, que começa com a Festa dos Visitantes, nesta quinta-feira (27), e segue com as apresentações de Caprichoso e Garantido, sexta-feira, sábado e domingo (28 a 30), visitantes e moradores têm a oportunidade de vivenciar emoções diversas, que vão da beleza da festa e da representação da tradição dos bumbás, às ativações inovadoras das grandes marcas, que se superam a cada ano para surpreender o público.
À frente de algumas dessas principais marcas presentes no evento está a Varanda Multiagência, que já tem 18 anos de atuação no festival. O segredo para se manter nessa vitrine por tanto tempo e com tanto vigor, conforme explica o diretor de Publicidade da agência, Rodrigo Motta, é a alquimia na execução do trabalho, misturando criatividade e regionalidade, numa interação entre marcas e consumidores.
Este ano, a Varanda é responsável pela concepção e execução do projeto Praça Coca-Cola (na Praça do Japonês), por ações em Pontos de Venda (PVs), espaços instagramáveis que estão viralizando na cidade e ativações inovadoras que envolvem o público em brincadeiras e experiências de degustação, além de estimular a consciência ambiental, em programação que convida-o à arregaçar as mangas e ajudar a limpar as áreas onde os barcos ficam ancorados.
Estratégias em dois pilares
A Varanda estrutura suas ações em dois pilares principais: Mídias On e Off e Live Marketing.
Na parte de Mídias On e Off, estão incluídas as estratégias de publicidade, que vão desde ambientações em aeroportos e pontos de venda até campanhas nas principais vias de Manaus e Parintins. A experiência integra digital e físico, com mobiliário urbano, painéis de LED, destacando a presença das marcas em locais estratégicos.
Na área de Live Marketing um bom exemplo é a Praça Coca-Cola, projeto que tem a assinatura da Varanda, desde a sua concepção até a execução logística em Parintins. O local, que foi totalmente ambientado no tema do festival, é o ponto central das atividades relacionadas aos produtos da empresa Solar (Coca-Cola, Monster, Schweppes e Guaraná Tuchaua). A proposta é de promover experiências, vendas e ações interativas.
Na praça foram montadas barracas com delícias gastronômicas, ativações conduzidas pelo DJ Aperol Spritz e espaços instagramáveis luminosos. Foi desenvolvida uma rampa de skate, por exemplo, onde a pessoa pode subir e tirar uma foto como se estivesse fazendo uma manobra. Todos querem registrar essa façanha!
Outra grande sacada da Varanda que está movimentando a Ilha Tupinambarana é a Rota da Magia. Trata-se de uma experiência que homenageia a Ilha da Magia, envolvendo e conduzindo os participantes por diversas atrações turísticas de Parintins e pelos PDVs, onde podem ter acesso a combos premiados. Também vem agitando turistas e moradores da ilha o jogo The Wall, durante a qual os brincantes têm a chance de ganhar uma dentre 12 opções de brindes exclusivos, além das tradicionais tatuagens nas cores dos bois, que esse ano escondem um segredo – brilham no escuro.
Além das brincadeiras, mas também em tom de leveza, é a iniciativa que reúne as marcas Coca-Cola Brasil e Sprite, numa parceria com a Remada Ambiental, para a limpeza de praias. A ação ocorrerá na Orla da União, em Parintins, nas áreas onde ficam atracadas as embarcações. A Sprite fornece ativação de marca e produtos para hidratação dos voluntários.
Varanda: um expoente de inovação para além do Festival
Com uma equipe dedicada e uma estrutura robusta, a Varanda vem reafirmando sua posição como líder em marketing e publicidade na região Norte do Brasil. A expertise em lidar com as complexidades de um evento da magnitude do Festival de Parintins e a sua habilidade em criar campanhas que ressoam com o público local, são fatores que a diferenciam no mercado, na avaliação de Wladmir Motta, diretor responsável por Live Marketing, fundador da agência, junto com o irmão Rodrigo.
Criada em 2005, hoje a Varanda é uma multiagência premiada, com atuação em estados como Pará, Roraima e São Paulo, reconhecida pela sua capacidade de integrar múltiplos canais de comunicação, oferecendo soluções completas para seus clientes.