A diversidade de bloquinhos pelas ruas do Brasil durante o Carnaval é grande e às vezes escolher entre centenas de opções é uma tarefa difícil. No Recife, por exemplo, mais de 1.300 blocos e camarotes estão cadastrados pela prefeitura. Em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, em torno de 500 bloquinhos devem sair pelas ruas das capitais. Em Salvador, são mais de 220 blocos confirmados.
Para ajudar na escolha, a CNN separou alguns blocos que estarão nas ruas de Belo Horizonte, Recife, Olinda, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo neste sábado (10).
Rio de Janeiro
Multibloco
- Horário: 7h
- Endereço: Avenida Henrique Valadares – Centro
- Sobre: O bloco desfila na Lapa desde 2009 e, em 2023, o Multibloco também sai nas ruas de Niterói. Juntando os integrantes das baterias dos dois lugares, são 280 pessoas tocando pelo Rio de Janeiro.
Amigos da Onça
- Horário: 7h
- Endereço: Calçadão da Praia do Flamengo – Flamengo
- Sobre: Desde 2012 desfilando nas ruas do Rio de Janeiro, o bloco leva a tradição de vestir seus integrantes, e também foliões, com fantasias de bichos.
Cordão da Bola Preta
- Horário: 8h
- Endereço: Rua Primeiro de Março – Centro
- Sobre: O Cordão da Bola Preta é o bloco mais antigo em atividade no Brasil, foi fundado em 1918 e, em 2024, comemora seu 105º desfile. Neste ano, o tema do bloco tema é “Cuidar é Amar”, ressaltando a importância da preservação do meio ambiente. Pela primeira vez, o bloco fará compensação de carbono através do plantio de mudas no Parque Lage.
Carioca da Gema
- Horário: 14h
- Endereço: Rua dos Arcos – Lapa
- Sobre: O bloco desfila na Lapa desde 2007. É gratuito e aberto ao público, mas também oferece uma área fechada e paga com vista para o bloco, banheiros, cadeiras de praia, chuveirão, bar de drinks e área de alimentação.
Banda de Ipanema
- Horário: 15h30
- Endereço: Praça General Osório – Ipanema
- Sobre: Desde 1965 nas ruas de Ipanema, o bloco comemora seu 58º desfile em 2024, homenageando a escritora Conceição Evaristo e saudando o povo negro.
São Paulo
CarnaVrah
- Horário: 8h
- Endereço: Avenida Ipiranga – Centro
- Sobre: Um dos primeiros blocos a desfilar nas ruas de São Paulo no sábado de Carnaval é o CarnaVrah, um bloco que surgiu em 2022 para celebrar os artistas LGBTQIA+ do Brasil.
Tarado Ni Você
- Horário: 9h
- Endereço: Avenida Ipiranga – Centro
- Sobre: Tarado Ni Você é um bloco de carnaval na cidade de São Paulo que homenageia o cantor Caetano Veloso. Em 2024, o bloco comemora dez anos de desfile. O tema deste ano é “A Grande Cobra Coral Encantada” e conta com a participação especial da cantora pernambucana Caetana.
Samby e Junior
- Horário: 11h
- Endereço: Largo do Arouche – Centro
- Sobre: Samby e Junior é um bloco com gostinho dos anos 90 que faz homenagem à dupla Sandy e Junior.
MinhoQueens
- Horário: 12h
- Endereço: Avenida Ipiranga – Centro
- Sobre: O MinhoQueens é um coletivo LGBTQIA+ que traz em seu repertório diversidade, entretenimento e causa social.
Agrada Gregos
- Horário: 13h
- Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral – Ibirapuera
- Sobre: Agrada Gregos é um bloco LGBTQIA+ que desfila em Salvador e em São Paulo.
Salvador
As Muquiranas
- Horário: 14h30
- Endereço: Circuito Osmar – Campo Grande
- Sobre: Ao som de “É tchau pra quem namora” e “Mete Seu Cachorro”, o bloco As Muquiranas vai ser comandado pela banda La Fúria no sábado de Carnaval, que tira os foliões do chão com o tradicional pagode baiano. O bloco é conhecido pelos seus foliões que se vestem de mulher, tradição que tem levantado discussões sobre o politicamente correto das fantasias.
Bloco Coruja
- Horário: 15h
- Endereço: Circuito Barra-Ondina – Barra
- Sobre: O Bloco Coruja vai às ruas no sábado, domingo e segunda-feira, sempre comandado por Ivete Sangalo. É um dos blocos mais antigos da festa na capital baiana.
Bloco Vumbora
- Horário: 15h15
- Endereço: Circuito Barra-Ondina – Barra
- Sobre: Desde que Bell Marques saiu da banda Chiclete com Banana, o cantor soteropolitano comanda o bloco Vumbora, tradição do Carnaval de Salvador, que completa 10 anos em 2024.
Bloco do Nana
- Horário: 15h45
- Endereço: Circuito Barra-Ondina – Barra
- Sobre: “Tu vai ficar de perna bamba, depois que eu te pegar em cima da minha cama”. Leu no ritmo da música? O hit de Léo Santana e do Parangolé é uma das músicas chicletes do Carnaval de 2024 e vai estar em cima do Bloco do Nana, comandado pelo Léo Santana.
Trio Armandinho Dodô e Osmar
- Horário: A definir
- Endereço: Circuito Osmar – Campo Grande
- Sobre: Comemorando 50 anos em 2024, o trio dos irmãos Macêdo é tradição na folia de Salvador e desfila sempre sem as cordas, aberto para pipoca. Para conseguir um “Abadado”, abadá dado, é só participar do projeto social do trio, doando 400 gramas de leite em pó, que, ao final da folia, serão doados para asilos e creches. Os irmãos da banda são filhos Osmar Macêdo, da dupla Dodô e Osmar, idealizadores do trio elétrico no carnaval baiano.
Belo Horizonte
Então, Brilha!
- Horário: 5h
- Endereço: Rua Curitiba – Centro
- Sobre: O primeiro bloco do sábado de Carnaval em BH é o “Então, Brilha!”, que faz os foliões acordarem cedinho para se encontrarem às 5h, antes do sol nascer. O bloquinho está nas ruas desde 2010, é um dos mais antigos da capital mineira e a entrada é gratuita.
Ladeira Abaixo
- Horário: 8h
- Endereço: Praça Zamenhof – Floresta
- Sobre: O bloco foi criado em 2015 e tinha como objetivo sair do bairro Floresta e se encontrar com o Bloco da Praia da Estação. Um decreto municipal de 2010 proibiu a realização de eventos na praça. Por isso, o Ladeira Abaixo veio como uma forma de resistência e leva o trajeto no hino: “Ladeira abaixo eu acho, que chega na beira do mar”.
Seu Vizinho
- Horário: 12h
- Endereço: Avenida Mem De Sá, 188 – Santa Efigênia
- Sobre: O bloco surgiu em 2014 na Vila Marçola, no Aglomerado da Serra, uma das maiores favelas de Minas Gerais. O Seu Vizinho busca promover um carnaval coletivo, diverso, inclusivo, com a valorização da cultura popular afro-brasileira.
Bloco da Calixto
- Horário: 13h
- Endereço: Avenida Getúlio Vargas – Savassi
- Sobre: O bloco surgiu em 2014 e é o único da capital mineira a ser liderado por uma cantora apenas, sem bateria. Quem comanda o trio é a Aline Calixto. Todo ano o bloco leva um tema diferente e, em 2024, o foco são os hits da década de 80 e início dos anos 90, com o nome Carnaval super fantástico.
Bloco de Belô
- Horário: 15h
- Endereço: Avenida Afonso Pena, 1377 – Centro
- Sobre: O Bloco de Belô surgiu em 2014 com a proposta de ser o primeiro bloco dos comunicadores, juntando profissionais do jornalismo, relações públicas, publicidade, marketing e outros. Em 2023, segundo a Polícia Militar, 300 mil pessoas acompanharam o bloco. O Bloco de Belô possui uma banda formada por seis integrantes, tocando todos os ritmos, principalmente o Axé, Samba e Pop.
Recife/ Olinda
Galo da Madrugada
- Horário: 5h
- Endereço: Travessa do Forte – São José
- Sobre: O primeiro bloco do sábado de Carnaval no Recife é o tradicional Galo da Madrugada, que faz os foliões madrugarem para se encontrar às 5h. O bloco já existe há quase 50 anos e, em 1994, ganhou o título de maior bloco de carnaval do planeta pelo Guiness Book.
Eu Acho É Pouco
- Horário: 8h
- Endereço: Praça Laura Nigro – Olinda
- Sobre: Fundado em 1976, em Olinda, e desde 1977 nas ruas, o bloco foi criado por um grupo de amigos que havia se juntado para curtir a folia e ser resistência à ditadura militar em vigor no Brasil na época. O bloco sai duas vezes durante a folia, no sábado (10) e na terça-feira (13).
Mangue Beat
- Horário: 9h
- Endereço: Mosteiro de São Bento – Olinda
- Sobre: Mais um bloco tradicional de Olinda, o Mangue Beat foi criado antes dos anos 2000 e tem versão para adultos e para crianças. Também conhecido como Bloco da Lama, é normal encontrar os foliões cobertos de argila durante o desfile.
Hoje A Mangueira Entra
- Horário: 13h
- Endereço: Rua Coronel Joaquin Cavalcanti – Olinda
- Sobre: Desde 1994 nas ladeiras de Olinda, o bloco Hoje A Mangueira Entra comemora 30 anos em 2024 e leva a tradição de sempre vestir roupas das cores rosa e verde.
Menino da Tarde
- Horário: 16h
- Endereço: Largo de Guadalupe – Olinda
- Sobre: O bloco surgiu em 1974 e completa 50 anos de frevo em 2024. O ícone do desfile é o boneco gigante que veste branco e vermelho na folia.
Fonte: CNN Brasil