Se nos corredores do Centro de Convenções de Austin, no Texas (EUA), o português é definitivamente uma das línguas mais ouvidas, tamanha a quantidade de brasileiros no SXSW 2024, no tapete vermelho das premières cinematográficas não é bem assim. Porém isso mudou na quinta (14), com a presença de Wagner Moura ao lado de Kirsten Dunst, Cailee Spaeny e do diretor Alex Garland no Paramount Theather para o lançamento mundial do filme “Guerra Civil”.
Leia mais: Novo trailer de ‘Guerra Civil’, filme internacional com Wagner Moura, é divulgado
No longa, Moura vive Joel, um jornalista que atravessa o país de carro ao lado de colegas de profissão no meio de um conflito sangrento. O personagem busca uma entrevista com o Presidente.
O ator, que é formado em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, contou que fez muita pesquisa sobre a cobertura de guerras. “Eu li muitos e muitos livros sobre jornalismo de combate, que é um tipo totalmente diferente de jornalismo. E também me conectei com outros profissionais para entender o que eles sentem na zona de combate, como o corpo reage a uma situação extrema como essa”, disse.
Durante grande parte do filme, Joel, Lee (Kirsten Dunst) e Jessie (Cailee Spaeny) estão dentro de um carro de imprensa, com ele ao volante tentando escapar de tiros e explosões.
“Eu era só o motorista. Às vezes o Alex [Garland] terminava um take e falava ‘bom trabalho, Kirsten’, ‘Cailee, você foi ótima’, e ‘Wagner, ótima direção’”, brincou o ator. O diretor não deixou por menos: “Você não dirige tão bem assim, na verdade você é bom ator mesmo”.
“Guerra Civil” estreia nos cinemas brasileiros em 18 de abril e Wagner Moura garantiu que irá participar do lançamento do filme no país.
Para acompanhar mais notícias sobre o SXSW 2024, acesse o portal Vanguarda do Norte.