Os Correios e a Embraer assinaram no início desta semana um acordo que visa melhorar o transporte aéreo e expandir a malha aérea nacional e internacional voltada a mercadorias de grande porte.
O memorando de entendimento tem como objetivo ampliar a eficiência dos Correios no transporte aéreo e reduzir custos de operação na comparação com outros modais. A ideia é encontrar oportunidades para novos modelos de negócio envolvendo as plataformas da Embraer, como E-190F, E-195F e C-390 Millennium.
A estatal de entregas é a maior operadora de carga aérea do país isoladamente. Nenhuma empresa logística do Brasil mobiliza a metade das linhas movimentadas pelos Correios.
Fabiano Silva dos Santos, que é presidente da estatal, afirmou no ato de assinatura que a remodelação da malha aérea da estatal faz parte do projeto de modernização da empresa, o Correios do Futuro.
“Com essa parceria poderemos trazer mais eficiência para a nossa malha logística”, disse.
Já o representante da empresa de aviões, o presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, Bosco da Costa Junior, afirmou que as soluções a serem estudadas em conjunto permitirão aos Correios ampliar a oferta de serviços para os seus clientes.
A Embraer está avançando dentro de seu cronograma para a conclusão de sua primeira conversão de E-Jet para versão cargueira. A companhia realizou seu primeiro teste em voo com sucesso e já conta com dois contratos para conversão de até 20 E-Jets para cargueiros.
“Estamos muito satisfeitos em contribuir com os Correios no estudo de uma malha logística mais eficiente para o transporte de mercadorias, em âmbito nacional e internacional”, afirmou Costa Junior.