Para aquecer a economia local até domingo (10), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realiza na 45ª Exposição Agropecuária (Expoagro) ações de crédito, capacitações e atendimentos relacionados à documentação do produtor rural. O evento teve início nesta terça-feira (05), no Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, situado no quilômetro 02 da BR-174.
De acordo com o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a Expoagro é um evento que fomenta o setor primário amazonense e que garante oportunidades de negócios e possibilidades de crédito aos produtores rurais amazonenses.
“Por isso, o Governo do Estado, por meio do Sistema Sepror, não mediu esforços para realizar esta exposição em um parque novo, em uma casa nova, para atender melhor às demandas de agricultores familiares, piscicultores, pecuaristas, pescadores artesanais e todos os trabalhadores envolvidos neste segmento. Venha para a Expoagro”, disse o diretor-presidente.
Entre os serviços disponibilizados pelo Idam destaca-se a elaboração de projetos para crédito rural. Técnicos do instituto estão disponíveis para atuar na elaboração de projetos com valores de até R$ 21 mil, disponibilizados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
“Realizaremos diversas atividades, que vão desde informações, passando pela intermediação de crédito junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), até à capacitação”, disse.
Em relação à ação de crédito, o Idam será o responsável pela elaboração dos projetos, que serão encaminhados à Afeam, a responsável pela concessão do recurso aos solicitantes: “Disponibilizaremos uma equipe altamente capacitada para atender as solicitações de todos que nos procurarem”, pontuou Alvino.
A regularização dos trabalhadores também recebe atenção especial na Expoagro, uma vez que o Idam disponibiliza informações e atua na emissão de documentos como o Cartão do Produtor Primário (CPP), o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
Realizado pelo Governo do Amazonas, a 45ª Expoagro conta com 400 expositores que incluem grandes e pequenos negócios e diversos órgãos do setor primário amazonense.
Capacitação
A programação do Idam inclui também cursos abordando temas relacionados a diversos segmentos do setor primário, incluindo a meliponicultura, avicultura e preparo de derivados de mandioca.
As capacitações ocorrem nesta terça-feira e na quinta-feira (07) e sexta-feira (08).
Confira a programação:
Palestras
Dia 5 de dezembro:
- 14h: Perspectivas da Abacaxicultura para o Estado Amazonas / Palestrante: Silvia Christina Domingues de Abreu.
- 15h: Boas Práticas no Manejo e Qualidade da Água da Piscicultura / Palestrante: Paulo Roberto da Silva Torres.
- 16h: Iniciando na pesca esportiva / Flávio Ruben Paes de Oliveira Junior.
- Dia 7 de dezembro:
- 8h: Legalização de Atividades na Meliponicultura e Avicultura / Palestrante: João Marcos.
- 9h e 10h: Pecuária Sustentável: Genética, Sanidade e Sistema de Pastejo Rotacionado / Maria das Dores Oliveira e Cristiane Mara Silva da Costa.
- Dia 8 de dezembro:
- 8h e 9h: Boa Práticas na Produção, Manejo e Pós-Colheita do Café / Palestrante: Ana Cecília Lobato.
- Minicursos
- Dia 7 de dezembro:
- 8h e 9h: Boas Práticas na Produção e Melhoria da Farinha de Mandioca / Palestrante: Suzamar da Silva Santos
- 10h e 11h: Bioinsumos e Qualidade do Solo na Agricultura Familiar / Palestrante: Ana Cláudia Muller
- Dia 8 de dezembro:
- 8h: A Importância da Agroecologia como Estratégia para Minimizar os Efeitos dos Incêndios Florestais e Queimadas no Contexto da Agricultura Familiar / Palestrante: Mario Francisco Caldas Ono
- 10h: Tecnologias de Cultivo na Produção Sustentável de Pitaya / Palestrante: Pedro Chaves