A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou, nesta terça-feira (11), os atletas que representarão o país no Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.
Recordista brasileiro, o amazonense Pedro Henrique Nunes, de 24 anos, foi convocado para representar o Brasil na modalidade lançamento de dardo. No último domingo (9), ele se destacou no Troféu Brasil de Atletismo ao superar o próprio recorde na competição.
Criado em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) e campeão Pan-Americano, Pedro Nunes representa a amazonense Endurance Sports, a Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas e integra o projeto Amazonas nas Olimpíadas.

Em 2022, ele estabeleceu o recorde de 81 metros no lançamento de dardo no Troféu Brasil, mas superou a própria marca com 82,77 metros no último fim de semana, na pista da Universidade Federal do Mato Grosso.
O Sul-Americano deste tem importância maior, por ser realizado às vésperas do Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 17 a 29 de agosto, já na janela dos índices dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
“Tivemos um Troféu Brasil excepcional, com oito recordes da competição, situação que não víamos há muito tempo. Seguimos um critério de convocação amplamente divulgado e de forma transparente. Tenho certeza de que o Brasil manterá a hegemonia no Sul-Americano e teremos grandes marcas que contribuirão para a ida de vários de nossos atletas para o Mundial”, destaca o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos.