Grande esperança do tênis brasileiro, João Fonseca conseguiu mais um resultado importante nesta quinta-feira (12). O carioca de 18 anos bateu o holandês Botic Van de Zandschulp por 2 a 0 (6/4, 7/6) pela Copa Davis, em jogo disputado em Bologna, na Itália.
O duelo foi o primeiro do dia entre Brasil e Holanda. Agora, a equipe comandada pelo capitão Jaime Oncins precisa de mais uma vitória para conseguir vencer o confronto contra os europeus.
Leia mais: Jannik Sinner se torna primeiro italiano a conquistar o US Open
Leia mais: Alcaraz supera Djokovic e é o tenista mais bem pago do mundo
A vitória de João Fonseca se torna ainda mais importante pelo retrospecto recente do adversário. Botic Van de Zandschulp venceu Carlos Alcaraz por 3 a 0 e foi o responsável pela eliminação do espanhol no US Open. Ele tem a 22ª colocação como a melhor da carreira.
O brasileiro de 18 anos, melhor colocado da idade no circuito internacional, na 158ª posição, disputa pela primeira vez a temporada completa no circuito profissional. Ele já tem um título de Challenger, conquistado em Lexington, nos Estados Unidos.
Também nesta quinta (12), o brasileiro Thiago Monteiro perdeu para o holandês Tallon Griekspoor por 2 sets a 0.
Copa Davis
Pela primeira vez, o Brasil disputa a fase final do novo formato da Copa Davis. O time nacional está no grupo com Itália, Holanda e Bélgica. Após a derrota para os italianos, serão necessárias duas vitórias para conseguir a classificação para a próxima etapa, já que os dois primeiros colocados de cada grupo avançam.