O senador Jorge Kajuru (PSD-GO) anunciou o início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação dos Resultados dos Jogos de Futebol nesta terça-feira (2). Segundo o Senado Federal, mais de 100 partidas disputadas em 2023 estão sob suspeita de manipulação para favorecer apostadores.
O início das investigações, neste mês de abril, deve ser pelo presidente e dono do Botafogo, John Textor. Recentemente, o empresário americano veio a público afirmar que o Palmeiras vem sendo beneficiado em esquemas de manipulação nos últimos dois anos.
“Ele [Textor] fez uma denúncia gravíssima dizendo que tem a gravação de um árbitro cobrando a propina prometida. Ou seja, uma partida então que houve manipulação. Só que ele não quer apresentar o áudio, então ele foi convocado pelo STJD [Superior Tribunal de Justiça Desportiva] e vai ser condenado […], tomar suspensão de no mínimo 120 dias se não apresentar o que ele tem”.
senador Jorge Kajuru
Na última segunda-feira (1º), o clube paulista emitiu uma nota oficial que rejeita as alegações e, nesta terça, entrou com ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O Alviverde pede suspensão e multa ao dono da SAF do Botafogo.
“O acordo até agora, como foi criação de Romário e eu juntos, eu seria o presidente e o Romário, o relator. Os líderes de partidos vão escolher os membros titulares e suplentes. Já querem participar da CPI Carlos Portinho, Eduardo Girão, Leila do Vôlei e vários outros”, afirma Kajuru.
Sugerida pelo senador Romário (PL-RJ) e defendida pela Comissão de Esporte do Senado, a CPI vai apurar a manipulação de 109 jogos de futebol com base também nas alegações da empresa francesa de monitoramento de eventos esportivos, Good Game Pierre Sallet e Thierry Hassanaly.
“Não temos contrato de monitoramento no Brasil, mas temos implementado alguns alertas sobre certos jogos. A partir desses alertas, temos analisado certas partidas. Temos algumas que foram concretamente manipuladas entre 2022 e 2023”.
Pierre Sallet, fundador da empresa