Representante amazonense do taekwondo, João Vitor Ferreira embarca neta terã-feira (13) para a cidade de Heredia, na Costa Rica, nesta terça-feira (13). O atleta participa da 15ª edição do Open Championships de Taekwondo. João Victor, contou com o apoio do Governo do Estado que o contemplou com passagens aéreas, garantindo sua vaga na disputa internacional com os melhores lutadores da modalidade.
A 15ª edição Open Championships de Taekwondo é organizada pela Federação Costariquense de Taekwondo e acontece dos dias 15 a 18 de junho, reunindo atletas de países como Estados Unidos, Chile, Porto Rico e Guatemala.
A ida de João Vitor à competição faz parte de uma iniciativa de fomento ao esporte promovida pelo Governo do Estado, conta Jorge Oliveira, titular da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
“É determinação do governador Wilson Lima que, por meio do Projeto Voo Campeão, sigamos viabilizando aos atletas do alto rendimento suporte para alcancem as maiores competições. O João Vitor tem se destacado no taekwondo e essa competição internacional é mais um momento de fazer história representando o Amazonas”, comentou.
Colecionando títulos
João Vitor conheceu o taekwondo, aos nove anos de idade, em um projeto social. Hoje, aos 19 anos, o atleta coelciona vários títulos, entre eles o de 2º lugar no Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo; Campeão Regional Norte; Medalha de Bronze no Chile Open G2, além de ser sete vezes Campeão Amazonense.
“O apoio do Governo do Amazonas está me proporcionando ir para o campeonato em Costa Rica. E esse incentivo me faz querer chegar rumo aos meus objetivos, que é participar de um mundial ou até mesmo uma edição de Olimpíadas”, comentou João Vitor.
Leia também: Sabrina Gama é destaque em competição nacional de wrestling
O atleta que participa de intercâmbio em outras cidades, ressalta a importância da experiência de se qualificar na modalidade. “Vim de um treinamento em São Caetano do Sul, em São Paulo, em um dos maiores CT’s da América Latina, e isso é ótimo para meu desenvolvimento como atleta, me capacitando ainda mais para ir bem preparado para o Open”, comentou João Vitor.