O jiu-jítsu amazonense é conhecido por revelar talentos em uma fonte que fica até difícil de quantificarmos quantos conquistam o mundo usando o jiu-jítsu de ferramenta, e Thalison Vitorino Soares é mais um exemplo brilhante dessa tradição. Tem uma trajetória marcada por desafios e superação, ele alcançou o ápice do esporte não só por ganhar medalha de ouro do Mundial IBJJF em todas as faixas mas também por ter se tornado referência internacional e exemplo tanto como atleta quanto como líder de equipe na Austrália.
Nascido em Manacapuru e criado em Manaus, Thalison começou no jiu-jítsu por meio de um projeto social. Após perder o pai bem jovem, viu no esporte uma forma de transformar sua dor em ação e mudar sua realidade. Com 15 anos, mudou-se sozinho para São Paulo, para Fighters House do mestre Cícero Costha. Sua determinação o levou de Manacapuru ao sucesso como faixa colorida no mundo, de um pequeno projeto social a conquista de todos os títulos mais importantes da modalidade também na faixa preta, com e sem kimono sendo aluno dos irmãos Mendes e com sua academia na Austrália.
Leia mais: Atletas são destaque no Abu Dhabi World Youth Jiu-Jitsu Championship 2024
Leia mais: Em homenagem a sua avó, atleta amazonense lança campanha “Força de Formiga, Coração de Samurai”
Em 2019, Thalison abriu sua própria academia na Austrália, conciliando a carreira como atleta e professor. Treinando sob a orientação dos irmãos Guilherme e Rafael Mendes da AOJ, ele continua a elevar seu nível técnico e a inspirar alunos e amantes da arte suave ao redor do mundo.
No sábado (16), Thalison foi campeão no Abu Dhabi World Professional Jiu-Jitsu Championship 2024, após 3 dias lutando e fazendo uma campanha magnífica. Suas vitórias mostraram não apenas sua habilidade técnica, mas também inteligência para vencer os desafios estratégicos contra adversários de alto nível.
Na final da fase eliminatória brasileira no primeiro dia, venceu conseguindo uma vantagem tratando de passar a guarda do também amazonense Andrew que gerou o ponto decisivo nesta emocionante luta, que iremos ver muitas vezes ainda nas maiores competições do mundo.
No segundo dia venceu um francês, um espanhol representado a Pslpb Cicero Costha Espanha e na semifinal venceu o atleta do Cazaquistão.
A final foi contra o campeão de 2023 e herói nacional Zayed Alkatheeri da Abu Dhabi Police Academy que fez uma luta muito interessante, forçando um placar apertado e querendo decidir no final da luta, Thalison se antecipou e aplicou uma raspagem decisiva faltando aproximadamente 15 segundos para o final da luta e sua base sólida por cima e conseguindo tempo para fazer o bom atleta árabe defender-se garantiu o título em uma das lutas mais emocionantes da competição. As lutas com Zayed e Andrew valorizaram muito a conquista deste ouro.
Além dos feitos já descritos no tatame, Thalison chamou atenção ao público presente em Abu Dabi e assistindo ao vivo em todo o mundo e com transmissão gratuita pelo YouTube, ao aparecer de cabeça raspada em apoio à campanha “Força de Formiga e Coração de Samurai”, promovida por seu companheiro de AOJ o também aluno dos irmãos Mendes e amazonense Ricardo Yoshito Amaral. A iniciativa visa arrecadar doações de cabelo para crianças com câncer em apoio ao Gaac-Amazonas, Thalison assim mostrou uma vez mais o seu compromisso de impactar positivamente a sociedade usando o jiu-jítsu.
Hoje, Thalison é uma inspiração para novos talentos e exemplo de que o jiu-jítsu transforma vidas. Sua História mostra que resiliência, trabalho duro e liderança adequada, por via de regra gera bons frutos, também mostra que o esporte vai além das competições, sendo uma ferramenta poderosa para criar impacto social e cultural em escala global a exemplo do trabalho de Thalison na Austrália.
Parabéns ao campeão por sua trajetória, por mais este título e por ser um exemplo de altruísmo e excelência no jiu-jítsu!