Continuamos a tratar da importância das relações entre portugueses e brasileiros ou entre Brasil e Portugal: um, colonizador, outro, colonizado, cada um com as suas peculiaridades, necessidades e potencialidades. Portugal tornou-se um ponto focal para os interesses do Brasil na Europa, o Brasil é o ponto focal das portuguesas no Mercosul.
Mas isso precisa ser mais desenvolvido, aprofundado. O Brasil, mesmo sendo hoje o país com mais vôos semanais da TAP Air Portugal, cujos aviões aterrizam em 13 capitais brasileiras, ainda não é o principal grupo de turistas que desembarcam em Lisboa ou no Porto e, quando o fazem, trata-se somente de uma conexão para algum outro país europeu ou do Oriente Médio.
As relações entre os dois países devem ser mais desenvolvidas. Felizmente, após a Reunião de Cúpula (ou Cimeira) Brasil-Portugal, realizada em Brasília, no passado mês de fevereiro, parece que estamos tomando o bom caminho das históricas e as riquíssimas relações luso-brasileiras: políticas, sociais, culturais, acadêmicas, turísticas, comerciais etc.
Das conclusões desse encontro, e dos protocolos dele decorrentes, trataremos mais nas próximas edições.
Então, até lá e bem hajam pela vossa atenção. Estamos juntos, a bem dessas duas nações e dos seus integrantes.
Dr. Flávio Martins
Professor Titular da Faculdade Nacional de Direito (UFRJ)
Deputado luso-brasileiro na Assembleia da República – Portugal
flaviomartinsadv@gmail.com