Neste fim de semana, de 31 de agosto a 02 de setembro, o jiu jitsu mundial vira seus olhos para a cidade de Las Vegas, onde acontece o maior campeonato de todos os tempos, cerca de 10 mil atletas se reúnem.
Acontece paralelamente o World Master, Jiu Jitsu CON, Jiu Jitsu CON No Gi, Jiu Jitsu CON Novice e Jiu Jitsu CON Kids, nos 3 dias, em incríveis 46 áreas de luta, no Las Vegas Convention Center.
A nata do jiu jitsu mundial se reúne no principal evento da modalidade, igualando, quiçá, superando em importância o Mundial que acontece no mês de junho em Long Beach, Califórnia.
Evento esse que a cada ano que passa cresce mais e mais, aumentando o número de participantes, consequentemente, de áreas de luta para comportar essa quantidade.
Acreditamos que essa seja a primeira vez que 46 áreas de luta sejam usadas simultaneamente em uma competição.
Uma verdadeira legião de amazonenses encontra-se em Vegas, desde crianças a atletas da categoria Master.
Ainda dentro do evento Jiu Jitsu CON, acontece o IBJJF Absolute GP, contando com a participação de 2 amazonenses na programação principal, o casca grossa Francisco Lo, defendendo a Cicero Costha USA, que encara, dentro do GP, o fera Nicholas Meregali e nas super lutas, temos Jackson Nagai, nascido em Maués, atualmente morando na Califórnia, defendendo a Checkmat, medalhista de bronze no mundial deste ano e em excelente fase, iria encarar o atleta da AOJ, Johnatha Alves, mas devido a lesão teve que ser substituído e agora enfrenta o atleta Natan Chueng, que representa a equipe Fratres Jiu Jitsu.
Muitos amazonenses residentes nos Estados Unidos e que viajaram aqui do Brasil, já se encontram em Las Vegas.
Dificilmente vamos conseguir cobrir todos os resultados de amazonenses no evento, mas vamos tentar citar a maior parte deles.
Temos a equipe White House, que embarcou com 3 atletas, Davi Diogo Dutra, João Ricardo Cabral e Pietro Baseggio, e promete voltar com medalhas. Contando, também, com a participação de Ricardo Yoshito Amaral e Steffano Cavalcante, revelados pela academia White House, mas que hoje moram nos Estados Unidos, defendendo as equipes AOJ e Atos, respectivamente.
No time de Masters, podemos citar feras amazonenses como Juliana Aleixo, Jessica Flowers, Gabriel Moraes, Andreia Cerdeira, Marcos Vinicius Andrade, Bruno Brasil, Jansen Gomes, Alex Martins, Marcio da Paz, Fredson Alves, Ivaniel Oliveira, entre muitos outros.
As expectativas estão gigantes e esperamos poder citar diversos nomes de amazonenses brilhando em Vegas neste fim de semana.