O Pan Americano de Jiu-Jítsu 2024, que está ocorrendo na Silver Spurs Arena em Orlando, Flórida, de 20 a 24 de março, promete disputas acirradas em todas as categorias da faixa preta. O Vanguarda do norte não poderia deixar de registar as várias possibilidades de título de atletas de nosso estado para os possíveis finalistas em cada divisão nossa torcida vai para eles!
Vamos analizar categoria por categoria e arriscar as possíveis finais:
Galo:
O atual campeão europeu Thalison Vitorino, da Art of Jiu Jitsu (AOJ) venceu esta competição em todas as faixas e tem um caminho favorável, enfrentando desafios menos complexos em sua chave. Do outro lado, a competição é intensa com Roiter da Gracie Barra, Rodnei da CheckMat e Oziel Santos da Fratres. A final esperada é entre Thalison e Oziel, prometendo um confronto empolgante entre amazonenses.
THALISON VITORINO SOARES
Art of Jiu Jitsu
X
OZIEL SANTOS DE CARVALHO
Fratres Brazilian Jiu-Jitsu
Pluma:
Diego “Pato” faz sua primeira luta contra Mantovani, onde terá uma luta dura porém o Amazonense deve avançar e possivelmente enfrentar Keven Carrasco. A semifinal pode ser com seu companheiro de equipe, Jordan Vaisman, que deve permitir que ele avance, facilitando um possível fechamento na final com Zachary, também da AOJ. Entretanto, Zachary enfrentará desafios difíceis, como Makachi James da Team Lloyd Irvin e Tomouuki Hashimoto da Carpe Diem. Ainda assim, apostamos em uma final entre Diego Pato e Zachary.
DIEGO OLIVEIRA BATISTA
Art of Jiu Jitsu
X
ZACHARY KAIMA’ALILI KAINA-KOKUBUN
Art of Jiu Jitsu
Pena:
Fabrício Andrey tem um caminho aparentemente mais tranquilo na chave 2, podendo encontrar Diego Sodré numa semifinal totalmente amazonense. O atual campeão europeu Kenedy Maciel da Alliance por sua vez, terá combates duros contra João Pedro Bueno e Isac Duoderlein na outra chave.
KENNEDY LEONARDO MACIEL
Alliance
X
FABRICIO ANDREY BATISTA JUNIOR
Alliance
Leve:
A categoria mais imprevisível indicam muitas emoções sendo a talvez mais a mais complicada do certame. Qualquer um dos atletas das semifinais poderia muito bem fazer a final! Elijah da Team Lloyd Irvin, Natan Chueng da Fratres ou e os amazonenses Carlos Henrique da Dream Art, Jacson Nagai da CheckMat, e Pablo Lavaselli da AOJ como vencedores de suas respectivas chaves, criando semifinais emocionantes.
É difícil mas não impossível porém improvável uma final manauara do Carlos Herrique x Jackson Nagai.
ELIJAH AMIR DORSEY
Team Lloyd Irvin
X
JACKSON NAGAI HATCHWELL JUNIOR
CheckMat
Médio:
A categoria deu uma esvaziada provavelmente pelo domínio atual do fenômeno Amazonense se torna a mais “previsível” do Pan espera-se que a final seja uma repetição do confronto no Europeu de janeiro, com Mica Galvão enfrentando Andy Murazaqui, onde Mica é o favorito para o título.
MICAEL FERREIRA GALVÂO
Melqui Galvão Jiu-jitsu
x
ANDY TOMAS MURASAKI PEREIRA
Atos Jiu-Jitsu
Meio-Pesado:
Os Amazonenses Manoel Ribamar e Francisco Lo apesar de terem atletas como Rui Alves, Sérvio Túlio, Matheus Rodrigues, Uanderson de Oliveira, os Irmãos Luna José Matheus e José Mathias e Alex Munis vão contar com toda nossa torcida para uma também final amazonense!
MANUEL RIBAMAR V. DE OLIVEIRA FILHO
Rodrigo Pinheiro BJJ
X
FRANCISCO DE ASSIS LEMOS LO
CheckMat
Pesado
Na categoria Pesado espera-se o sexto confronto entre o duríssimo Adam vencedor das duas últimas lutas contra o Felipe Andrew que fará de tudo para ampliar as três vitórias que tem sob seu adversário. Os atleta sempre entregam finais eletrizantes ao público.
FELLIPE ANDREW LEANDRO SILVA
Alliance
X
ADAM WARDZINSKI
CheckMat
Super-Pesado:
Anderson Munis da Fratres enfrentará desafios como Tenan Cruz e possivelmente uma semifinal com Anderson Kauan, que pode fazer o Sr Nivaldo ter a felicidade de assistir uma final emocionante entre seus filhos. Quem está do outro lado da chave é o habilidoso Erich Munis que vem dominando a categoria.
ERICH MUNIS DOS SANTOS
Fratres Brazilian Jiu-Jitsu
x
ANDERSON MUNIS DOS SANTOS
Fratres Brazilian Jiu-Jitsu
Ultra-Pesado:
Gutemberg da AOJ é um forte candidato a repetir a final do europeu contra Yatan da Fratres, que também provavelmente terá um grande desafio na semifinal contra Pedro Scuby da GF Team.
GUTEMBERG DE JESUS SANTOS PEREIRA
Art of Jiu Jitsu
X
YATAN MARTINS BUENO
Fratres Brazilian Jiu-Jitsu
Essa análise oferece uma visão de possíveis finais em cada categoria, considerando os atuais competidores e suas recentes performances. É importante lembrar que, no esporte, surpresas podem acontecer, no jiu-jítsu não poderia ser diferente e falamos de lutadores profissionais portanto qualquer competidor tem a chance de superar as expectativas e conquistar o pódio.
A torcida do Vamguada do Norte vai para os amazonenses, nos enche de orgulho o nível do jiu-jítsu que temos, mesmo com toda dificuldade de distância de Manaus para os grandes certames vem dia a dia fazendo com que nossos atletas acabem indo morar em outros estados e até países, por mais oportunidades e proximidade geográfica das maiores competições, seria de grande valia um olhar mais cuidadoso pela iniciativa privada e poder público a esta modalidade que traz tantos louros ao Amazonas.
Istagram dos principais atletas Amazonenses citados que se pode colocar com colaboração ou citar no corpo da postagem para engajamento:
@thalisonvsoares
@diegopatojj
@fabricioandreyjj
@micagalvaojj