A média das três pesquisas de intenção de voto divulgadas nesta semana colocam o candidato do PL, Alberto Neto, na liderança do segundo turno, com 51,39% dos votos, e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que busca a reeleição, na traseira, com 48,21%. Apesar da vantagem, a dianteira é dentro da margem de erro dos levantamentos, que é de 2,98%.
Alberto Neto tem vantagem de 2,78% considerando as três pesquisas publicadas até esta terça-feira, 15. Até o momento, os institutos Marca Pesquisa e Mercado, AtlasIntel e Iveritas publicaram sondagem de intenção de voto.
Marca Pesquisa e Mercado e AtlasIntel foram os primeiros institutos a publicar pesquisa na segunda-feira, 14. O Iveritas publicou a terceira pesquisa do segundo turno nesta terça-feira, 15. No levantamento, foi considerado o cenário de votos válidos.
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Por esse recorte, a Marca Pesquisa estipulou percentual maior que as outras duas pesquisas. O instituto dá 51,70% para Alberto Neto e 48,30% para David Almeida, enquanto a AtlasIntel coloca Alberto Neto com 50,80% e David Almeida com 49,20%.
O Iveritas Instituto de Pesquisa apurou 51,68% para Alberto Neto e 48,32% a David Almeida, em entrevista a 2.010 pessoas. Já a Atlas ouviu 1.200 entrevistados e a Marca Pesquisas 784 pessoas. Quanto menor a amostragem de entrevistas, maior será a margem de erro estatística, conforme especialistas.
De acordo com o levantamento, o Iveritas tem a menor margem de erro, somando 2,2%. A Marca Pesquisa tem a maior, com 3,5%, seguido por 3,0% da AtlasIntel.
A média é calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos. As pesquisas foram registradas na Justiça Eleitoral sob os números AM-02980/2024, AM, 04362/2024 e AM00999-2024.
Fonte: Cenarium.