MANAUS – O Réveillon Gospel vai virar Lei e entrar no calendário oficial de eventos de Manaus. Pelo menos essa é a intenção do vereador Raiff Matos (DC) que apresentou Projeto de Lei para que o evento tenha continuidade independentemente das mudanças no comando da Prefeitura de Manaus.
A proposta começou a tramitar e foi para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CCJR/CMM). A oficialização do evento vai movimentar mão de obra, atrair artistas e público gospel para as festividades.
“É um privilégio para mim anunciar essa PL tão especial para a população. Nosso projeto está caminhando para virar Lei. Agora aguardo o avanço rápido da matéria para logo já termos a garantia do Réveillon Gospel”, disse o vereador Raiff Matos.
Com o Réveillon Gospel em Lei, a comemoração de fim de ano cristã constará no Calendário Oficial da Cidade de Manaus e contará com um dia dedicado somente à apresentação de atrações musicais do segmento gospel, regionais e nacionais, sem que seja necessárias novas diretrizes orçamentárias, apenas somando ao que já é destinado para os eventos de fim de ano da capital amazonense.
Movimento Gospel no Brasil
De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto Datafolha, cerca de 29% da população brasileira se identifica como evangélica, o que representa aproximadamente 62 milhões de pessoas. Dentre esses, a maioria se identifica como pentecostal (57%), seguido pelos neopentecostais (24%), batistas (7%), adventistas (5%), entre outras denominações.
O mercado da música gospel no Brasil também tem crescido nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), em 2020 foram vendidos cerca de 2,4 milhões de álbuns de música gospel, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior.