O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), voltou a direcionar críticas ao governo federal neste domingo (16). Em uma publicação nas redes sociais, o paulista afirmou que “troca o CEO que o Brasil volta a funcionar”, frase acompanhada de um vídeo em que defende a necessidade de “demitir o CEO do país”.
A referência, ainda que sem citação nominal, foi entendida como uma alusão direta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A gravação foi feita durante um evento do grupo G4 Educação, onde Tarcísio elaborou críticas à condução econômica do governo federal e voltou a defender que o país precisa superar o modelo de dependência de commodities, dizendo que o Brasil deveria adotar estratégias para ampliar seu protagonismo produtivo e tecnológico.
A declaração volta a alimentar interpretações sobre seu papel na disputa nacional, apesar de o governador de São Paulo reiterar publicamente que pretende buscar apenas a reeleição ao governo paulista em 2026.
Mesmo assim, aliados do ex-ministro apontam que, caso a direita consiga promover uma frente ampla em apoio à Tarcísio, o governador poderá reconsiderar a sua decisão de permanecer em São Paulo.
Leia mais: STF publica ata de julgamento com rejeição a recursos de Bolsonaro

