Manaus (AM) – Vários bairros da capital amazonense foram afetados por um apagão de energia na tarde dessa quarta-feira (22). Com a falta de energia, muitos consumidores reclamaram e por meio das redes sociais relatavam descontentamento e alguns prejuízos, entre eles, a falta de internet para trabalhar.
Primeiro Manaus fica sem internet depois sem luz daora a infraestrutura
— Junk Dog (@iguwallace) March 22, 2023
Um internauta chegou a criticar a distribuidora de energia.
“Acontece de tudo com essa empresa. A única coisa q não resolvem é essa falta de energia e esse preço absurdo da mesma com a conta de luz no final do mês. É tão bagunçado q não dão se quer uma informação de q horas volta a energia”,
escreveu.
Alguns relatos são dos bairros Adrianópolis, Parque 10 de Novembro, Dom Pedro, Santo Agostinho, Santa Etelvina, Praça 14 de Janeiro e Centro. Até às 15h30, moradores afirmaram que a falta de internet prejudicou seus trabalhos, pois, sem energia elétrica o serviço não funciona.
É o caso do microempreendedor Diego Santos, que é dono de uma gráfica rápida no bairro Praça 14 de Janeiro, na zona Sul.
“Meus serviços estão se acumulando, pois já estamos há mais de uma hora sem energia. A Amazonas Energia deveria dar uma justificativa para esse apagão. A gente fica prejudicado desse jeito. Minhas máquinas estão paradas porque não há como imprimir o material”,
relata o gráfico.
Além de Diego, a comerciante Lúcia Regina, 46, também reclamou da falta de energia e afirmou que teve prejuízo.
“[A energia] Foi embora já tem quase duas horas. Com essa queda, já é a segunda vez que perco um freezer, pois queimou. Esse é o meu instrumento de trabalho e agora, quem vai pagar pelo prejuízo? É onde guardo o frango, a cerveja, as coisas que eu vendo para sustentar minha família”,
conta a comerciante.
Por sua vez, a concessionária Amazonas Energia emitiu nota explicando o porquê do apagão e citou alguns bairros afetados.
“A Amazonas Energia informa que, na data de hoje (22), às 14h20min, houve um desligamento de disjuntores de fronteira com o Sistema Interligado Nacional afetando as subestações de Aparecida, Cachoerinha, Flores, Iranduba, Manacapuru, Ponta Negra, Redenção, Seringal, Santo Antônio e V8, interrompendo cerca de 34% da carga do sistema.
No momento, a Amazonas Energia aguarda liberação de tomada de carga do Operador Nacional do Sistema – ONS“,
diz a nota.
A ditribuidora de energia também pediu a compreensão dos consumidores e afirmou estar tentando solucionar o problema.
Apagão de internet
Além da falta de energia, um outro problema que pegou os manauras de surpresa no dia 5 de março, foi um outro apagão de internet.
Os internautas reclamavam em toda a cidade. Um dos primeiros a se manifestar sobre o assunto foi o Deputado Federal Amom Mandel.
Apagão de internet em Manaus?
— Amom Mandel (@eusouamom) March 5, 2023