Rio Preto da Eva (AM) – A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) celebrou o aniversário de 41 anos do município de Rio Preto da Eva com uma série de iniciativas que beneficiam os produtores rurais locais. Durante a 6ª Feira da Piscicultura, realizada pela Prefeitura Municipal e pelo Governo do Estado, a ADS entregou 84 caixas de madeira para criação de abelhas da espécie melipona, 13 aeradores monofásicos e trifásicos para piscicultores do município e 6 mil unidades de embalagens, como saco de ráfia, saco de giro inglês e caixa de papelão. As atividades ocorreram em um dos eventos mais aguardados da região metropolitana.
De acordo com o diretor técnico da ADS, Leandro Goes, a agência também realiza despesca e doações onerosas de aeradores, insumos, sacos de ráfia, caixas de papelão e caixas para meliponicultura, além de participar do Dia de Campo, que foi realizado pela Sepror em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), no Sítio Cantinho do Céu, no quilômetro 86 da AM-010.
Brigida Athayde, uma das piscicultoras beneficiadas, afirmou que, com o subsídio do Governo, ela reduz o custo de produção e consegue comprar três vezes mais aeradores do que se estivesse comprando diretamente no mercado. Já a produtora rural Nonata da Silva, que é feirante na Feira de Produtos Regionais da ADS e presidente da Associação Flores da Eva, adquiriu caixas de madeira para criação de abelhas e elogiou a iniciativa. Segundo ela, os preços dos produtos são baixos e acessíveis, em comparação com os valores praticados no mercado.
“Eu não posso trabalhar com uma quantidade de alevinos sem ter oxigênio e eu preciso dele, principalmente à noite, então eu preciso desses aeradores. Foi muito bom para mim, porque se eu economizo com o equipamento, posso investir em ração, por exemplo”, disse.
desta a produtora Brigida
Para apoiar a realização da Feira, que ocorre até este domingo, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), destinou R$ 300 mil em recursos financeiros. O evento tem a estimativa de receber um público de 40 mil pessoas, sendo beneficiadas mais de 200 piscicultores e 150 comerciantes da região. Todos os produtos entregues pela ADS foram adquiridos por meio do edital aberto de Doação Onerosa, disponível no site da agência.
*Com informações da assessoria
Edição: Hector M S Silva