O Amazonas Green Jazz Festival promove uma série de ações gratuitas para que o público manauara entre no clima do evento. Neste sábado (15), às 17h30, acontece a estreia do projeto “BuritiJazz”, com show da cantora Márcia Siqueira, na área externa da praça de alimentação do Manauara Shopping.
Já no domingo (16), também às 17h30, haverá um pocket show especial do duo Liê de César e Anderson Farias, em frente à Casa do Jazz, localizada ao lado do Teatro Amazonas. A entrada é gratuita nos dois eventos.
O diretor artístico do Amazonas Green Jazz, Rui Carvalho, destaca que o BuritiJazz e o pocket show na Casa do Jazz são considerados “esquentas” do festival para a população manauara entrar no clima do evento.
“Neste sábado e domingo, a população terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Amazonas Green Jazz Festival, participando do pocket show na Casa do Jazz e do BuritiJazz no Manauara, com shows gratuitos e especiais, porque os artistas farão repertórios que mescla sons com os ritmos do jazz”, comentou.
Márcia Siqueira
Natural de Itacoatiara, Márcia Siqueira esbanja talento desde os quatro anos de idade. Após percorrer o Norte-Nordeste brasileiro, a cantora emplacou a carreira no Amazonas e coleciona quatro álbuns solo, participação em disco de Maria Bethânia e diversos shows fora do país.
Em 2020, teve a vida e a carreira retratadas no livro “A Voz da Floresta”, da jornalista Betsy Bell, quando também se tornou a primeira mulher levantadora de toadas do Boi Bumbá Garantido, no Festival Folclórico de Parintins. No BuritiJazz, Márcia fará um show especial que une sons regionais com jazz.
Liê de Cezar e Anderson Farias
No domingo (16/07), a cantora e compositora Liê de Cezar fará um duo com o pianista Anderson Farias, na Casa do Jazz. De berço artístico, iniciou sua carreira como intérprete e já participou de grandes eventos, como a 3ª edição da Sofar Sounds Latin America, a 18ª Mostra de Música Canção da Mata, entre outros.
Já Anderson Farias é compositor, arranjador, educador musical e faz repertórios com jazz, MPB e o pop music. Em 2020, lançou o seu primeiro disco autoral intitulado “Transcendência”, álbum composto por cinco músicas autorais e duas releituras de clássicos do cancioneiro amazônico. Nos palcos, Anderson já marcou presença ao lado de grandes nomes da música amazonense e se apresentou em shows e festivais pelo Brasil e exterior, incluindo Itália, França e Suíça.
Amazonas Green Jazz Festival
O Amazonas Green Jazz Festival é considerado por muitos o maior festival do gênero da América Latina. A edição deste ano, intitulada “Ella’s”, faz uma homenagem às vozes femininas do jazz, com uma ampla programação entre os dias 21 e 30 de julho, no Teatro Amazonas, situado no centro histórico de Manaus. Além das palestras gratuitas, o festival também promoverá exposições na Casa do Jazz, o Jazz no Flutuante, entre outras atividades.
O evento é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. Além disso, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Manauara Shopping e Hotel Juma Ópera, com produção da Iai Promoções.
*Com informações da assessoria