Comemorado anualmente no 1º de setembro, o Dia do Profissional de Educação Física ganhou um evento de celebração na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A Reunião Solene, realizada na manhã de sexta-feira (1) , teve propositura do vereador Eduardo Assis (Avante) e a subscrição dos vereadores Capitão Carpê (Republicanos), Thaisa Lippi (PP) e Marcel Alexandre (Avante). Na ocasião, foram entregues certificados de Honra ao Mérito aos profissionais.
Representando a categoria, o vice presidente do Conselho Regional de Educação Física da 8° Região (CREF8), André Lima Galvão, falou da relevância do profissional de educação física para a comunidade. “Hoje não se discute mais sobre a importância do educador físico. A sociedade já entendeu a importância da categoria e agradecemos aos vereadores que aprovaram a propositura. Agradecemos a CMM pela homenagem”, fechou Galvão.
Após isso, o diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte, Alexandre Maciel complementou “A Fundação tem encontrado pessoas que amam esporte, que têm compromisso com o esporte. E nada do que acontece no âmbito do esporte. local ou nacional, é possível sem a dedicação, empenho e compromisso de cada um de vocês (educadores físicos). Quero que vocês saiam daqui com o pensamento de que cada dia, não só hoje, é dedicado a vocês”< ressaltou Maciel.
O dirigente ainda citou o suporte dado a comunidade no período pós-pandemia de Covid 19. “O profissional de educação física, por meio de atividades. deu suporte a deprimidos, angustiados e pessoas que ficaram desacreditadas da vida que tiveram apoio no esporte. Parabéns a todos”, finalizou.
Dia de luta
A data foi lembrada com dia de luta pelo diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), João Otacílio Libardoni dos Santos. “É fundamental enaltecer sempre essas datas. Esta representa um momento importante para a profissão que é a criação do conselho que nos representa frente a muitos de nossos interesses”, disse.
“É de enorme satisfação estar aqui representando nossa faculdade, que é pioneira na região e vem lutando para a qualificação de professores e profissionais. A educação física tem avançado muito nos últimos anos, humanamente, cientificamente e socialmente, mas ainda caminhamos a passos lentos politicamente. Que é um espaço em que precisamos sempre estar centrados e termos o entendimento da importância desses espaços políticos. Se observarmos não temos nenhum profissional da categoria nas casas legislativas do estado do Amazonas. Nesse sentido faço o pedido a municipalidade para a criação do conselho municipal de nossa categoria para podermos discutir as políticas públicas que estão sempre ligadas a prática da educação física”, destacou Libardoni
Leia também: Operação PORAQUÊ destroi dragas do garimpo ilegal em Japurá
Durante o evento, vários profissionais de Educação Física, receberam o certificado de Honra ao Mérito. Em entrevista ao portal Vanguarda do Norte, o professor de educação física, Andrey Tineli, contou sobre o sentimento de receber o certificado.
“Me sinto lisonjeado e como profissional eu digo que sou capaz. Educação Física é amor, quando você ama o próximo, você está disposto, a cuidar de alguém”, finaliza.