A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), lançou a Operação Resgate III para combater o trabalho escravo em Manaus. Segundo informações da polícia, essa ação está ocorrendo simultaneamente em todo o país.
Em Manaus, os agentes da polícia e os auditores fiscais do trabalho realizaram inspeções em um parque de diversões e em restaurantes situados em áreas de lazer da cidade. Detalhes específicos sobre as ações em Manaus ainda não foram divulgados.
Durante o mês de agosto de 2023, a Operação Resgate III conseguiu resgatar 532 trabalhadores que estavam em condições de trabalho análogas à escravidão. Ao todo, mais de 70 equipes de fiscalização conduziram 222 inspeções em 22 Estados e no Distrito Federal. Esta operação conjunta representa a maior iniciativa de combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas já realizada no Brasil e é resultado da colaboração de seis instituições: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União (DPU), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Leia também: Denarc apreende mais de meia tonelada de maconha, avaliada em R$ 10 milhões, na Ponta Negra