Francio Carlos Pinto de Araújo, de 43 anos, foi preso na rua Tenório Teles, bairro Tarumã-Açu, zona oeste de Manaus. Ele é natural do município de Humaitá (a 590 quilômetros da capital), suspeito de praticar estelionato em vários estados brasileiros e já havia sido encarcerado ao menos duas outras vezes.
Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que realizou a ação por meio do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP) com apoio do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ), cumpriu o mandado de prisão preventiva na última terça-feira (12).
De acordo com o delegado Mauro Soares, titular do 12º DIP, na ocasião do crime, o autor visitava estabelecimentos comerciais alegando que divulgaria os serviços dos comércios em emissoras de rádio. Após fechar o negócio e obter o pagamento, ele cortava, de imediato, o contato com as vítimas.
“Em outras situações, o indivíduo chegou a prestar o serviço oferecido, mas não o divulgava na radiodifusão. Além disso, após ganhar a confiança dos proprietários dos comércios, ele prometia arrematar os veículos deles abaixo do preço de mercado em leilões de automóveis em Manaus, se configurando em outro golpe”, explica.
Conforme o delegado, três vítimas registraram a ocorrência na unidade policial, motivo pelo qual foram iniciadas as investigações em torno do caso. A equipe policial tomou conhecimento de que havia um mandado expedido pela Comarca de Fortaleza, no Ceará, datado de novembro de 2022. Em 2015, ele havia sido preso pelo mesmo crime em Pindoretama, cidade cearense a 40 km da capital.
“Embora houvesse os procedimentos em desfavor do autor, foi difícil localizá-lo pelo fato do mesmo se locomover para os outros estados. Recebemos informações de que Francio retornou a Manaus e, no dia de ontem, logramos êxito na sua prisão”, completa Mauro Soares.
Segundo a PC-AM, Francio responderá por estelionato, com encaminhamento à audiência de custódia e está à disposição do Poder Judiciário.
*Com informações da assessoria