O Palmeiras derrotou o Fluminense por 1 a 0, no último domingo (3) no Allianz Parque, para colocar uma mão no troféu do Campeonato Brasileiro. Com esta vitória, os comandados de Abel Ferreira chegaram aos 69 pontos, abrindo uma vantagem de três para os adversários mais próximos, quando falta apenas uma rodada para o final da competição.
Após este triunfo, com gol de Breno Lopes, a equipe comandada pelo técnico português é campeã até mesmo com um empate na rodada final do Brasileirão. Mesmo em caso de derrota para o Cruzeiro, no Mineirão, dificilmente o Palmeiras perde a conquista, pois tem um saldo de gols muito maior do que os de seus últimos perseguidores (oito para o Galo e 16 para o Flamengo), que ainda têm a possibilidade de igualar o número de pontos e de vitórias.
Flamengo e Atlético vivos
Uma das equipes que ainda têm pequenas chances de ser campeão é o Flamengo, que bateu o Cuiabá por 2 a 1 no estádio do Maracanã. O Rubro-Negro abriu uma vantagem de dois gols no primeiro tempo graças a Luiz Araújo e Pedro, enquanto Clayson marcou o gol de honra do Dourado, de pênalti.
Na rodada derradeira da competição o Flamengo visita o São Paulo no Morumbi. Já o Cuiabá recebe o Athletico (PR), na Arena Pantanal, em seu último compromisso na competição.
Ainda no sábado (2), o Atlético (MG) venceu o Tricolor paulista de virada, por 2 a 1. Por conta do saldo de gols, figura uma posição acima do Rubro-Negro carioca, na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Na rodada final, o Galo vai encarar o Bahia, que luta contra o rebaixamento, na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Tropeço do Botafogo
Quem ficou sem chance alguma de buscar o título foi o Botafogo, que mesmo jogando no estádio Nilton Santos, empatou sem gols com o Cruzeiro. Este foi o décimo jogo consecutivo sem vitória do Glorioso, que chegou a abrir 13 pontos de vantagem para o Palmeiras no primeiro turno.
Como são três meses sem vencer, depois de 30 rodadas na liderança, o Botafogo agora está na 5ª posição da tabela. E Com o resultado, a Raposa não corre mais riscos de cair para a Série B do Brasileiro. Na próxima partida, o Cruzeiro recebe o Palmeiras, em Belo Horizonte.
Briga contra o Z4
Dentre os clubes que brigam contra o rebaixamento, apenas o lanterna América (MG) saiu vitorioso. Já garantido na Série B, com 24 pontos, o Coelho derrotou o Bahia por 3 a 2 dentro de casa, mesmo com um jogador a menos.
Também rebaixado, o Coritiba perdeu para o Bragantino, que segue na briga pela Libertadores, na 6ª colocação, pelo placar de 1 a 0. Este mesmo placar também conferiu a vitória do Fortaleza sobre o Goiás, que tem 35 pontos na 18ª posição, com descenso garantido.
Já em Porto Alegre (RS), o Grêmio bateu o Vasco por 1 a 0 e confirmou o drama em São Januário na rodada 38. O gol foi marcado pelo atacante Suárez, que jogou a última partida com a camisa tricolor diante da torcida.
O Santos, adversário do Fortaleza na última rodada, na Vila Belmiro, joga pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta rodada, foi derrotado por 3 a 0 pelo Athlético (PR), na despedida de Vitor Roque, que está a caminho do Barcelona.