Campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023, o Amazonas Futebol Clube (FC) se movimenta no mercado de transferências e, desde o final do ano, diariamente anuncia reforços para a disputa inédita da Série B do Brasileirão.
Entre renovações e contratações, a Onça-Pintada da zona leste já tem 41 jogadores confirmados para a temporada 2024, quando disputa Série B, Copa do Brasil, Campeonato Amazonense e Copa Verde. Artilheiro com 18 gols em 23 jogos e principal jogador da terceira divisão nacional ano passado, o atacante Sassá é uma das permanências confirmadas em relação ao elenco da última temporada.
Além dele, o treinador Luizinho Vieira e outros 15 atletas também renovaram contrato com o Amazonas FC: Rafael Tavares, Diego Torres, Luan Santos, Edson Mardden, Vinicius Foguinho, Robertinho, PH, Marcão, Xavier, Renan Castro, Patric, Jorge Jimenéz, Oliveira, Alison e Levi. Adriano, João Victor, Manicoré, Ruan José, Kellyson, Vinícius, Gustavo Ermel, Lucas Silva e Lucas Bueno completam os atletas disponíveis no elenco.
Dentre as saídas, o clube confirmou os empréstimos de Thiago Spice e Léo Guerra ao ABC (RN), além de Jackson, que deixou a capital amazonense rumo à Ferroviária (SP) e Julio Rusch, que foi para o Botafogo (PB). O volante Ítalo é outro a confirmar a saída, mas há especulações de que Robertinho e Luan também deixem a Onça-Pintada.
Caras novas
Com um campeonato mais disputado pela frente, o time manauara foca também no reforço do grupo para a segunda divisão. Segundo o presidente, Wesley Couto, inicialmente o orçamento para esta temporada é de R$ 70 milhões.
Em cinco dias, o Amazonas FC anunciou 16 contratações, o que coloca o time na vice-liderança no “ranking” dos que mais contrataram na Série B — ao lado do Paysandu e atrás apenas da Chapecoense, com 18.
Alguns nomes são conhecidos da torcida amazonense, como os atacantes Ceará, ex-Nacional; e Weverton Coelho, ex-Rio Negro e Manauara. Há também o zagueiro amazonense Iverton Alves e o retorno do atacante Laércio, campeão Estadual em 2023 com a Onça-Pintada que estava no futebol coreano.
Assim como ele, outras novidades, vêm do exterior. O lateral-esquerdo Ailton chega do Rodina (RUS), o atacante Ênio vem do RWD Molenbeek (BEL) e o centro-avante Luquinhas é ex-AC Oulu (FIN), além do meio-campo Eduardo Teixeira, que estava no Urartu, da Armênia.
Os defensores Fabiano (ex-Chapecoense), Ezequiel (ex-Londrina), Wellington Carvalho (ex-Paysandu) e Bruno Dip (ex-Operário); o volante Wendell (ex-São Bento); e os atacantes Rubens (ex-Ypiranga), William Barbio (ex-Londrina e Vasco) e o espanhol Mario Bravo (ex-Londrina) fecham a lista de reforços até agora.
Especulações e pré-temporada
De maneira extra-oficial, conforme apurado pela agência esportiva LB, velhos conhecidos da torcida do Corinthians podem desembarcar em Manaus para reforçar o Amazonas FC. Um deles é o atacante Jô, de 36 anos, que havia anunciado a aposentadoria em fevereiro de 2023.
Com uma Copa do Mundo no currículo, passagem por times como Manchester City, Everton e Galatasaray, além de clubes como Atlético Mineiro e Internacional, o centro-avante havia anunciado que jogaria pelo Existente Futebol e Samba, clube amador da zona norte de São Paulo, em 2024.
O outro nome, este mais recente na história corintiana, é o volante Guilherme Mantuan, de 26 anos. Revelado pelo alvinegro paulista, ele passou também pelo Botafogo (PB). Mantuan, inclusive, já estaria com o Amazonas FC para a preparação na pré-temporada e deve ser anunciado em breve.
A equipe está em preparação no centro de treinamentos do Retrô, em Recife. Retorna à Manaus próximo da estreia no Campeonato Amazonense, dia 21 de janeiro, contra o Manauara, antes de voltar o foco para a Série B.