Como parte da iniciativa do Global Markets Program (GMP) da National Football League (NFL), o New England Patriots apresentou uma proposta e recebeu o Brasil como seu mais novo território global.
Como resultado, este programa permite que a equipe tenha direitos de marketing presencial e digital, vendas de patrocínio regional, eventos com fãs, ativações, vendas de mercadorias e relações de comarketing com outras propriedades esportivas e de entretenimento no país. A licença tem início a partir do dia 1° de abril deste ano.
Os Patriots fazem parte da iniciativa GMP da NFL desde o seu lançamento, em 2022, tendo sido originalmente selecionados com a Alemanha, e mais tarde expandindo seus direitos para a Áustria e a Suíça, em abril de 2023.
Mais recentemente, os Patriots participaram de um jogo internacional organizado pela NFL em Frankfurt, Alemanha, em novembro do ano passado.
“Nossa organização tem se comprometido em expandir nosso alcance e nossa marca globalmente desde que compramos a equipe, em 1994”, disse o presidente e CEO do New England Patriots, Robert Kraft.
“O desenvolvimento do Global Markets Program da liga nos permitiu mostrar um compromisso ainda mais forte com o desenvolvimento de conexões mais profundas em outros países, fornecendo direitos adicionais que nos permitem comercializar nossa equipe e promover o grande jogo que é o futebol americano. Sabemos que alguns de nossos fãs mais apaixonados estão na América do Sul, e estamos animados para expandir nosso mercado internacional para o Brasil”, completou.
Sucesso com o público brasileiro
O sucesso dos Patriots em campo nos últimos 20 anos ajudou a aumentar significativamente a base de fãs no Brasil, com uma forte presença social no mercado tanto no Instagram quanto no X (antigo Twitter).
Além disso, Massachusetts tem a segunda maior população brasileira nos Estados Unidos, atrás da Flórida.
Outros três estados de New England (Connecticut, New Hampshire e Rhode Island) também têm algumas das maiores populações brasileiras do país, tornando os Patriots o time da casa para muitos da região.
Capitalizando a execução do programa que tem sido bem-sucedida em outros mercados, a equipe poderá trabalhar com e através de parceiros estratégicos para desenvolver oportunidades comerciais no Brasil.
A realização de eventos para assistir aos jogos dos Patriots, a criação de camps de futebol americano, parcerias com patrocinadores brasileiros e a organização de tours pelo país com os jogadores da equipe estão entre as oportunidades que os Patriots começarão a buscar no final deste ano.
Novo mercado no país
Semelhante à abordagem dos Patriots na Europa, eles se voltarão para seu parceiro oficial de plataforma global de emprego, a G-P, para explorar oportunidades de contratar pessoal no novo mercado.
“Construir equipes em novos países pode ser complicado, mas a tecnologia de crescimento global da G-P facilita a entrada em novos mercados rapidamente. De permitir a primeira contratação da franquia na Alemanha, agora no Brasil, a G-P está animada para ajudar os Patriots a aumentar o fandom global do futebol americano e impulsionar o futuro do esporte”, disse a fundadora e CEO da G-P, Nicole Sahin.
O processo de inscrição GMP mais recente permitiu que todos os 32 times da NFL tivessem a oportunidade de enviar propostas para o país ou países elegíveis que desejavam. Além do Brasil, o GMP agora se espalha por 19 mercados internacionais.
As equipes recebem direitos por pelo menos um mandato de cinco anos através do programa. Os Patriots agora têm quatro mercados internacionais, incluindo Brasil, Alemanha, Áustria e Suíça.
Nos próximos meses, os Patriots anunciarão novas iniciativas e eventos planejados para o Brasil.