MANAUS – A Guarda Municipal, órgão da estrutura da Prefeitura de Manaus, vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), prendeu, no início da noite desta quarta-feira, 8/5, um suspeito de assalto a um veículo da linha 650, ocorrido nas imediações da avenida Rodrigo Otávio.
A abordagem ao bando foi realizada próximo à Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), após denúncia registrada pelo número 153, da GMM, sobre a ação dos bandidos. Imediatamente, os agentes municipais conduziram uma operação para capturar os suspeitos, resultando na abordagem a quatro indivíduos. Durante a intervenção, três suspeitos conseguiram escapar adentrando um matagal. Apesar das buscas realizadas na área, os outros três suspeitos não foram encontrados.
Leia mais: Vídeo: acidente entre moto e ônibus mata condutor em Manaus
O indivíduo detido estava de posse de um telefone celular. Ele foi conduzido para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na avenida Autaz Mirim, no bairro Tancredo Neves, zona Leste, para a formalização da apresentação. As vítimas do crime já se encontram no local, aguardando a chegada da Guarda para os trâmites legais.
Nova guarda
A Prefeitura de Manaus iniciou no dia 28 o Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Manaus, na Vila Olímpica de Manaus.
Esta é a segunda etapa do concurso, que terá duração de três dias, sendo encerrado nesta terça-feira, 30/4. Esta fase envolve uma série de avaliações físicas rigorosas, segundo o secretário Ebenezer Bezerra, que estava junto da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização de Concursos Públicos (CAFCP) da Semad, fiscalizando o início do TAF.
“A segunda etapa do concurso da Guarda Municipal é o TAF, o Teste de Apetidão Física. Foram convocados 760 candidatos que foram aprovados na primeira etapa. É composto de quatro exercícios: barra isométrica, a flexão abdominal, o salto e a corrida de resistência”, explicou o secretário da Semad.
Nos três dias, os 760 candidatos foram divididos em turmas para realização dos testes. “São seis turmas que fizeram os exercícios pela manhã e agora seis turmas da tarde. Dessas seis turmas da tarde, as duas últimas turmas serão as dos homens e segue segunda e terça aqui na Vila Olímpica”, completou.
O TAF desempenha um papel fundamental na seleção de candidatos, visando garantir que os futuros guardas municipais estejam fisicamente preparados para enfrentar os desafios e responsabilidades inerentes ao cargo.
A primeira fase do concurso público aconteceu no dia 18 de fevereiro e contou com mais de 24 mil candidatos. No total, foram disponibilizadas 200 vagas para a Guarda Municipal.