A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio das 11ª e 30ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), prendeu dois homens, de 20 e 31 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na terça-feira (25/06), em ocorrências distintas na zona leste de Manaus.
Por volta de 12h, os policiais militares da 11ª Cicom foram acionados, via linha direta, com informações de que na rua Sabiá, bairro Ouro Verde, havia um homem, de 31 anos, portando uma arma de fogo e assustando os moradores. A equipe policial foi até o endereço, localizou o suspeito e apreendeu com ele uma arma de fogo calibre 38 e 10 munições intactas.
O suspeito informou aos policiais que fazia parte de uma facção criminosa e que, na rua Itubi, no bairro Nossa Senhora de Fátima, haveria um outro homem usando uma motocicleta de cor preta, sem placa e chassi adulterado, sendo usado para realizar ataques pela região. Os policiais militares localizaram apenas o veículo.
O suspeito, junto com os materiais apreendidos, foi conduzido para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Já os policiais militares da 30ª Cicom receberam uma denúncia anônima com informações de que, na rua Paranacaxi, no bairro Jorge Teixeira, um grupo estaria armado no local.
Os PMs realizaram abordagem a um homem, de 20 anos, e com ele apreenderam uma pistola calibre 9, 15 munições intactas do mesmo calibre, um carregador, um aparelho celular e um cordão. O suspeito foi conduzido, junto com a materialidade, para o 14º DIP.
Armas e munições
De janeiro a maio deste ano, a Polícia Militar do Amazonas atuou em ocorrências e operações que resultaram no aumento de 21% na apreensão de armas de fogo. Nesse período, foram 535 armas apreendidas. Em 2023, a PMAM apreendeu 442 armas nos cinco primeiros meses.
Os cinco tipos de armas mais apreendidas foram revólver (184), pistola (182), espingarda (58), de fabricação caseira (47) e fuzil (21).
Nos cinco primeiros meses de 2024, a PMAM apreendeu 9.101 munições de diversos calibres, registrando um aumento de 123% no mesmo período do ano passado, quando a corporação apreendeu 4.090 munições.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.