Equipes técnicas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e Defesa Civil do Amazonas se reuniram, na manhã desta segunda-feira (1°/07), para discutir sobre projetos a serem implantados e executados, bem como a difusão de informações sobre a estiagem por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam).
A intenção é fazer com que o Governo do Amazonas se faça presente por meio dos dados e informações em todas as comunidades do interior, incluindo as mais longínquas e de difícil acesso.
De acordo com o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, o intuito do encontro é estabelecer mais uma parceria com a Secretaria de Educação, para que as duas instituições possam trabalhar, de forma integrada, para transmitir mais informações sobre a estiagem de 2024, além de conteúdos de conscientização sobre queimadas, chuvas intensas e altas temperaturas no Amazonas.
“Vamos precisar ampliar nosso leque de difusão de informações e, claro que, dentro desse objetivo de melhor informar à população, temos também a necessidade de trabalharmos junto com a educação essa cultura da autoproteção, em função das mudanças climáticas e desses eventos extremos”, afirmou o coronel.
Um levantamento técnico deverá ser feito para que os projetos sobre conscientização e proteção sejam colocados em prática, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Cemeam. Para a secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, o trabalho em conjunto deve ser priorizado.
“A Secretaria de Educação está à disposição, juntamente com as demais secretarias e com a Defesa Civil, para que nós possamos trilhar o melhor caminho de direcionamento, para que os nossos estudantes e suas famílias sejam menos impactados. Tivemos hoje esse alinhamento e ,posteriormente, faremos essa divulgação juntos”, esclareceu Arlete Mendonça.
Além disso, segundo a secretária, a Secretaria de Educação já está alinhada com o plano de ação do Governo do Amazonas para minimizar os impactos da estiagem em 2024.
Nesse sentido, os programas ‘Aula em Casa’, que trata da produção de materiais pedagógicos de estudo para alunos que fiquem impossibilitados de se deslocarem até à escola durante a estiagem, e o ‘Merenda em Casa’, que tem como objetivo distribuir kits de merenda escolar para os estudantes impedidos de chegar às unidades de ensino da rede estadual por conta da seca, são as principais iniciativas sendo aprimoradas para atender os discentes da rede pública estadual durante o período de estiagem.