MANAUS – Com a necessidade de destinar uma parcela cada vez mais significativa da renda mensal para compra de combustível, o gás natural veicular (GNV) tem sido uma alternativa comprovadamente mais econômica. Esta saída hoje é adotada não só por profissionais do volante, mas também por motoristas que realizam grandes deslocamentos a serviço, por entretenimento ou outros motivos. E são motoristas com esse perfil, que passaram a participar cada vez mais e ser beneficiados pela campanha “Faça a Conta. Use GNV!” – uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
O mais recente contemplado foi o servidor público Ricardo Oliveira que recebeu das mãos do governador do Estado, Wilson Lima, o benefício de R$ 4 mil durante mais uma edição do Governo Presente, ação ocorrida neste sábado (24), no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) João dos Santos Braga (Cidade Nova).
“Tenho uma pequena propriedade em área rural, preciso me deslocar muito para lá e a economia (com GNV) é muito grande. No primeiro momento pude perceber que girava em torno de 40% em relação ao que eu pagava em combustível líquido, mas percebo que, utilizando o veículo na estrada, a economia é até maior”, declara o beneficiado.
O servidor público frisa ainda a importância do GNV para o meio ambiente e faz questão de destacar a qualidade quanto aos procedimentos adotados na campanha. “Achei uma campanha transparente e estou muito agradecido por ter sido beneficiado”, concluiu.
O diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, que acompanhou a entrega do bônus, comenta sobre o contentamento da Companhia em participar das ações do Governo Presente, por meio do qual o Governo do Estado presta contas à sociedade e também oferece serviços à população de todas as zonas da cidade, incluindo políticas de incentivos e uma delas é a voltada à conversão de carros para GNV, visando à expansão do uso do gás natural.
Faça a Conta. Use GNV!’.
Dezenas de pessoas já foram contempladas na campanha ‘Faça a Conta. Use GNV!’. A economia aliada ao melhor rendimento em relação aos combustíveis líquidos (gasolina e etanol) é uma das vantagens do combustível.
Esse desempenho é comprovado por estudos da Companhia voltados à análise dessas duas variáveis e baseados em pesquisa de preço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de 04 a 10 de agosto. O resultado indica que a economia para quem usa GNV em relação à gasolina é de 34% e no comparativo com o etanol, é de 35%.
Outra vantagem adicional é a autonomia proporcionada pelo GNV aos veículos. Com um litro de gasolina e um de etanol, o carro pode se deslocar por 10 e 7 quilômetros, respectivamente, enquanto que, com um metro cúbico de gás natural veicular, é possível rodar até 11 quilômetros.
Interessados em saber sobre a campanha e obter outras informações sobre o GNV podem acessar o endereço eletrônico https://gnv.cigas-am.com.br .
Leia mais: Amazonas sobe sete posições no Ranking de Competitividade dos estados na área da segurança pública