Uma série de interdições em ruas e avenidas da capital amazonense anunciadas pela Prefeitura de Manaus iniciam nesta terça-feira (21). Entre as ações estão a abertura de novos retornos, instalação de semáforos e mudanças no sentido das vias.
Segundo o executivo municipal, serão feitas intervenções nas Avenidas Constantino Nery, Djalma Batista e Pedro Teixeira e nas ruas da Industria e Lóris Cordovil. Dentre as mudanças anunciadas estão:
- Mudanças de sentido de circulação de vias
- Abertura de novos retornos
- Alteração de sinalização vertical e horizontal
- Implantação de semáforos
- Revisão das rotas de transporte público
A prefeitura informou que a maior parte das obras será realizada a noite, e que caso seja necessário pela parte do dia, apenas uma faixa das vias será interditada.
Um dos destaques do projeto é a ligação direta entre as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós. Uma nova alça de acesso será construída em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Com essa mudança, o semáforo existente será reservado apenas para ônibus que atendem a Estação de Transferência 2 (Arena) e motoristas que desejam acessar a rua Lóris Cordovil.
Alterações na Avenida Pedro Teixeira, rua da Indústria e Viaduto de Flores
Na Avenida Pedro Teixeira, o trecho entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista será reorganizado para funcionar em sentido único.
Já a rua da Indústria será reestruturada para se tornar o principal acesso entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery, no sentido oposto a da Pedro Teixeira. Serão abertos canteiros centrais e instalados novos semáforos.
No trecho da Avenida Constantino Nery sob o Viaduto de Flores, será realizada uma adequação geométrica no retorno do sentido centro-bairro, com a abertura de uma nova faixa que visa facilitar o acesso à Avenida Torquato Tapajós.
Transporte público
Os usuários do transporte coletivo devem se atentar para as mudanças no itinerário de ônibus que circulam pela região no sentido bairro-centro. Terão os trajetos alterados as linhas:
- 118
- 540
- 652
- 672
As linhas 010, 207, 213, 214, 215, 223, 227, 654, 675, 678, A202, A206, A407 continuarão operando normalmente no sentido centro-bairro.
Mudanças surgem após aumento de mortes no trânsito
De acordo com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 309 pessoas morreram em acidentes de trânsito no ano passado, um aumento de 21% em relação a 2023 onde 158 pessoas perderam a vida no trânsito da capital.
Segundo um levantamento do Ministério Federal dos Transportes, os carros e motociclistas são os veículos mais presentes no trânsito da capital. Confira a lista:
- Automóvel: 435.584
- Motocicletas: 282.777
- Caminhões: 19.065
- Ônibus: 9.395
- Micro–ônibus: 3.296