O Governo do Amazonas, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), realizou, nesta segunda-feira (07/07), a solenidade de posse de 11 novos procuradores do Estado de 3ª Classe, aprovados no último concurso público da instituição, promovido em 2022. A cerimônia, realizada no auditório da PGE-AM, bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul de Manaus, contou com a presença de autoridades e familiares dos empossados.
Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, que também é advogado e filho do procurador do Estado aposentado Flávio Cordeiro Antony, destacou que a posse representa a consagração de um ideal, a defesa do interesse público, da legalidade,da Justiça e da transparência administrativa;


“Sejam incansáveis, protejam a ordem jurídica, exijam do estado aquilo que a sociedade espera. Carreguem o nome do Amazonas com orgulho e integridade. Que o espírito da Justiça permeie cada decisão que vocês venham a tomar”, disse Flávio Antony Filho aos novos procuradores.
A solenidade foi presidida pelo procurador-geral do estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, presidente do Conselho de Procuradores do Amazonas. “A posse hoje é trabalho de sensibilização do governador Wilson Lima, que entende a importância da advocacia pública estadual forte, desencastelada, nas ruas, acompanhando as políticas públicas de Governo como Água Boa, Auxílio Estadual, Telessaúde. E esses 11 procuradores vêm para nos ajudar a fortalecer ainda mais a execução de políticas públicas no estado do Amazonas”, afirmou o procurador-geral.

“É uma alegria imensa pra gente estar aqui hoje, porque nós batalhamos muito por isso e nós entendemos a importância da instituição. Representar o estado é representar, de forma direta, o interesse da sociedade. Nós pretendemos colaborar com essa atuação e somar, esse é o nosso objetivo principal”, pontuou o procurador recém-empossado Matheus Felipe de Quadros Pilar.
Também participaram da solenidade o diretor-tesoureiro Sérgio Cruz, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM); o juiz de Direito Cássio Borges, representando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM); além de procuradores do Estado de 1ª, 2ª e 3ª classes

Certame
O concurso para o cargo de Procurador do Estado, realizado em 2022, foi o 10º promovido pelo órgão, após uma lacuna de seis anos desde o certame anterior, que havia ocorrido em 2016, evidenciando o compromisso do Governo do Estado com a valorização da gestão pública.
Referência na advocacia pública, a Procuradoria Geral do Amazonas tem como principal missão institucional a prestação de consultoria jurídica e a representação administrativa e judicial do Governo do Amazonas em assuntos de seu interesse.
Procuradores empossados:
- Elis Valcácio de Medeiros
- Felipe Alexandre Abrantes Souza
- Janaína Fantesia Pantoja de Matos
- Lucas Pereira Mitre
- Felipe Carneiro Chaves
- Rafael Raposo da Câmara Auler
- Mariana Ferroz Gagliano
- Matheus Felipe de Quadros Pilar
- Geraldo Uchôa de Amorim Júnior
- Lucas Brandão Cardoso
- Júlio Cézar Fernandes Araújo