Audiência
O prefeito David Almeida participa, nesta terça-feira, da reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na oportunidade, o prefeito também terá audiência com o presidente Lula, encontro marcado pelo coordenador da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, o senador Omar Aziz.
David Almeida vai pleitear do presidente da República recursos para reforçar as ações da Prefeitura de Manaus de enfrentamento aos problemas decorrentes das fortes chuvas. O prefeito quer ampliar os investimentos que já estão sendo realizados pela atual gestão em limpeza e desassoreamento de igarapés, recuperação e construção de redes de drenagens profundas e superficiais, contenção de voçorocas, entre outras ações que reduzam os casos de alagamentos ou desbarrancamentos.
O senador Omar explica que intermediou o encontro após um pedido do prefeito, preocupado com as fortes chuvas e a necessidade de intensificar as ações que a Prefeitura já vem realizando para amenizar os impactos desse período de inverno. “Eu liguei para o presidente e relatei as fortes chuvas que estamos tendo em Manaus e ele disse que recebe o prefeito na terça-feira para tratarmos de como o governo federal pode ajudar a nossa cidade”.
[PFG id=181778]
Equipes de Robótica
Trinta e um alunos das Escolas SESI de Manaus e de Itacoatiara embarcam nesta terça-feira, para representar o Amazonas no Torneio SESI de Robótica 2023, em Brasília.
As quatro equipes – Team Prodixy, Escudeira Apuema Korê, Os Curupiras e Fênix of Light – serão acompanhadas de nove professores que são os técnicos responsáveis pelos estudantes. A delegação do Amazonas vai participar de todas as modalidades da competição, tais como: FLL (First Lego League), FTC (First Tech Challenge), FRC (First Robotics Competition) e F1 in Schools, distintas entre si pela faixa etária dos participantes e do estilo de robôs a serem apresentados.
O SESI Amazonas participa dos torneios de robótica desde 2013 e também é suboperador regional. O evento nacional receberá, por sua vez, mais de dois mil competidores, com idade entre nove e 19 anos e ocorrerá na Arena Mané Garrincha, entre os dias 15 e 18 de março. A temporada 2022-2023 do Torneio SESI de Robótica tem o tema “ENERGIZE” e desafia as 244 equipes de todo o Brasil a não só construir robôs, mas manter esse trabalho aliado a projetos sociais e de inovação encarregados, neste ano, a reimaginar o futuro da energia sustentável.
Eduardo Brandão e Jamerson Camilo, na festa “Guapo”, label do Rio que movimentou a boate Augusta no fim de semana
Startup amazonense
A startup amazonense de arte e entretenimento, Sonoraplay, foi selecionada para iniciar o programa de internacionalização do seu modelo de negócios, por meio da iniciativa “Land to Launch”, organizada no Brasil pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com a SOSA – empresa global de inovação aberta. Com isso, a plataforma inicia a primeira etapa com um período de capacitação, mentoria e pré-aceleração virtual com o programa em Nova Iorque.
A Sonoraplay, plataforma criada pelas artistas e empreendedoras Raquel Omena, Ly D’Araujo e Iana Moral foi pré-lançada em Manaus há alguns meses, trazendo uma solução de streaming com monetização para o segmento audiovisual. “Existem artistas, cineastas e produtores de conteúdo independente no mundo todo, acredito que isso seja uma vantagem para a internacionalização do negócio”, avaliou Raquel Omena, CEO da Sonoraplay.
O “Land to Launch” é uma referência em abertura de mercado internacional para startups, reunindo os projetos com maior potencial de negócios para o mercado de Nova Iorque ou para todo o mercado norte-americano, a partir de Nova Iorque. Durante o Land to Launch, as empresas participarão de diversas oficinas profissionais e sessões de orientação que visam a ajudá-las a ajustar seu produto ao mercado, além de promover crescimento significativo dos negócios e oportunidades de investimento. O processo de seleção das startups contou com a participação de uma banca de especialistas para analisar a empresa e o modelo de negócio, o produto e o mercado-alvo, a situação financeira e investimento, bem como a equipe envolvida. Boa!
Chuvas
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã de segunda-feira, que vai decretar estado de calamidade pública em razão das fortes chuvas que atingiram a cidade de Manaus no último domingo. O anúncio ocorreu durante intensificação dos trabalhos de resgate às vítimas soterradas na rua Pinto D’Água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus.
O desmoronamento do barranco no Jorge Teixeira ocorreu em uma área de risco e atingiu aproximadamente 11 casas, que ficavam na parte de baixo do barranco. Oito corpos foram localizados no local do soterramento e três pessoas foram resgatadas com vida. Nesta parte da cidade, foram 96 milímetros de chuva, muito acima da média.
“Nós já temos contratos para essas ações e para facilitar o repasse de recursos federais, eu vou decretar calamidade pública. Inclusive, estava com o secretário nacional de Defesa Civil conversando sobre isso, e nós estaremos amanhã com o presidente (da República) levando todo o levantamento dessas áreas e do que aconteceu no dia de ontem. Já levo o decreto em mãos para o governo federal. Com isso, agiliza a tramitação da liberação de recursos”,
informou Almeida.
A Prefeitura segue dando apoio às famílias vítimas do episódio. Aplausos!