Milhares de pessoas foram às ruas da capital do Peru e outras cidades peruanas, nesta sexta-feira (28), para pedir a saída da presidente Dina Boluarte. As manifestações marcam o Dia da Independência peruana e são uma continuação da chamada Terceira Tomada de Lima, em que várias mobilizações foram organizadas contra o atual governo.
A presidente Dina Boluarte, está na tarde desta sexta-feira no Congresso peruano, em pronunciamento à nação referente ao Dia da Independência. Ela afirmou que encaminhará ao Legislativo um projeto de lei que concederá poderes especiais a ela para combater o que ela chamou de “aumento da insegurança e da criminalidade”.
Dina Boluarte assumiu o poder em 2023, após a prisão do então presidente Alfredo Castillo, que havia tentado um autogolpe para impedir um processo de impeachment. A prisão gerou revolta em parte da população que apoia o presidente afastado e o considera uma vítima do sistema político e do poder legislativo, atualmente sob controle de partidos de direita e centro-direita.
*Com informações CNN Brasil