Duas das maiores promessas do jiu-jítsu amazonense, Ricardo Yoshito Amaral e Fernando Fábio Paiva, brilharam no Orange County Summer Open da International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF), realizado no Cal State Fullerton Titan Gymnasium, em Fullerton, Califórnia, nos dias 13 e 14 de julho.
Representando a equipe Art of Jiu-Jítsu (AOJ), dos irmãos Guilherme e Rafael Mendes, conhecidos por suas façanhas e títulos e formarem campeões mundiais como Thainan Dalpra e Jhonata Alves, Ricardo e Fernando buscam seguir o mesmo caminho. A AOJ também é a casa dos campeões mundiais amazonenses Thalison Alves e Diego “Pato” Batista, que inspiram e treinam junto aos novos talentos.
Ricardo Yoshito Amaral, que ingressou na AOJ com a faixa laranja e agora está na faixa azul, recebeu seu conterrâneo Fernando Paiva na equipe. E já na primeira competição juntos, a dupla não decepcionou os irmãos Mendes e a torcida. No dia 13, na modalidade Gi (com kimono), Fernando Paiva sagrou-se campeão de sua categoria, dominando suas lutas também finalizando e no absoluto. Ricardo, por sua vez, venceu sua categoria em uma batalha épica contra o atleta da Gracie Barra, Jhonatan Anderson. A final entre os dois foi eletrizante, mostrando o motivo de ambos terem sido campeões mundiais este ano em categorias diferentes porém se cruzando neste certame.
No dia 14, na modalidade NoGi (sem kimono), Ricardo Yoshito e Fernando Paiva competiram na mesma categoria. Mais uma vez, Ricardo enfrentou Jhonatan Anderson porém desta vez na semifinal tanto da categoria quanto do absoluto, vencendo ambas as lutas após intensas disputas.
Na final do absoluto, Ricardo encontrou seu companheiro de equipe Fernando Paiva que finalizou em sua semifinal.
Na final os manauaras fecharam a categoria, com atuações impecáveis para a felicidade dos irmãos Mendes.
Essa performance destacada de Ricardo Yoshito Amaral e Fernando Fábio Paiva demonstra a força e o talento dos atletas amazonenses no cenário internacional do jiu-jítsu, trazendo orgulho para o Amazonas.