Amazonas e Botafogo-SP são os dois times entre os 40 clubes que disputaram as séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2024 que mais ganharam posições no Ranking de Clubes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Por outro lado, Guarani, Ceará e Santos foram os que mais caíram na tabela, perdendo quatro posições cada em relação ao ranking passado
O Flamengo se manteve na liderança pelo quinto ano consecutivo. Entre os quatro melhores colocados, o Corinthians foi o que mais subiu, ganhando duas posições, e o Palmeiras perdeu uma. No top-10 do ranking, o Botafogo ganhou seis lugares, já Athletico-PR e Grêmio perderam dois.
A pontuação, segundo a entidade, ocorre por meio de um cálculo de acordo com o desempenho das equipes nas competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos. Para cada ano, pesos que se convertem em pontuação são atribuídos, sendo a competição mais recente com o valor maior.
Athletic-MG se destaca
Na análise de quem vai disputar a Série B em 2025, isto é, de quem subiu na Série C deste ano, o Athletic-MG ganhou 57 posições e se destaca em relação aos rivais. O time mineiro é o 66º colocado, com 1.540 pontos.
A Ferroviária, que também conquistou o acesso, ganhou cinco posições e agora é a 65ª colocada, com 1.542 pontos.
Os outros clubes que ascenderam de divisão foram Volta Redonda, que ganhou uma posição e é o 47º, com 3,47 pontos, e o Remo, que perdeu três lugares e é o 44º, com 3.242 pontos.