O futebol espanhol finalmente poderá cruzar o Atlântico depois que a Real Federação Espanhola de Futebol aprovou um pedido para que Barcelona e Villarreal se enfrentem por LaLiga em Miami, nos Estados Unidos, uma iniciativa que levou quase uma década para ser concretizada.
A diretoria da RFEF deu sinal verde nesta segunda-feira (11) para que a partida da 17ª rodada seja disputada no Hard Rock Stadium no dia 20 de dezembro, o primeiro passo para que a competição tenha uma partida oficial no exterior pela primeira vez em sua história.
A proposta agora segue para a Uefa, órgão regulador do futebol europeu, antes de exigir a aprovação final da Fifa — o último obstáculo no sonho americano do presidente da LaLiga, Javier Tebas.
“Em sua reunião de 11 de agosto de 2025, a Diretoria da RFEF recebeu um pedido do Villarreal CF e do FC Barcelona para jogar sua partida na 17ª rodada da primeira divisão nos Estados Unidos”, afirmou a RFEF em um comunicado.
“… a Real Federação Espanhola de Futebol submeterá o pedido à Uefa para iniciar o processo de autorização subsequente da Fifa para que a partida seja disputada no Hard Rock Stadium, em Miami, em 20 de dezembro de 2025…”
LaLiga persegue sua visão transatlântica há quase uma década, emulando a estratégia empregada pela NFL e pela NBA para se estabelecer em outros mercados.
A primeira tentativa de Tebas ocorreu na temporada 2018-19, com uma proposta de um jogo entre Girona e Barça nos EUA, que nunca se concretizou.
Um duelo entre Villarreal e Atlético de Madrid para a temporada 2019-20 também fracassou, com o caso indo parar na justiça após a RFEF recusar a autorização.
A Justiça decidiu a favor da Federação Espanhola, então sob o comando de Luis Rubiales, que foi deposto em 2023 por beijar a jogadora Jenni Hermoso na boca, comemorando a vitória da Espanha na Copa do Mundo Feminina.
Houve outro quase fracasso na temporada passada, com uma partida entre Barcelona e Atlético de Madrid quase acontecendo, mas LaLiga recuou no último minuto para estruturar melhor o projeto.
Agora, com as barreiras regulatórias superadas e os conflitos internos resolvidos, o confronto Villarreal x Barça parece prestes a finalmente proporcionar a tão esperada aventura americana do futebol espanhol.