O Egito venceu Djibouti por 3 a 0 nesta quarta-feira (8), no Estádio Larbi Zaouli, em Casablanca, no Marrocos, e garantiu a classificação à Copa do Mundo de 2026.
Capitão da seleção egípcia e craque do Liverpool, o atacante Mohamed Salah marcou dois, e Ibrahim Adel fechou o placar.
A equipe comandada por Hossam Hassan chegou a 23 pontos no Grupo A das Eliminatórias e não pode mais ser alcançada na liderança. Burkina Fasso, com 18 pontos, ocupa a segunda colocação e, por enquanto, está se classificando para a repescagem.
A participação no ano que vem será a quarta do Egito em Mundiais, depois de disputar as edições de 1934, 1990 e 2018. A seleção africana ainda busca sua primeira vitória no torneio.
Veja as seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026
Egito se juntou a Tunísia, Marrocos, Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Irã, Japão, Uzbequistão, Austrália, Coreia do Sul, Jordânia e Nova Zelândia, que conquistaram as vagas nas Eliminatórias dos respectivos continentes. Os três países-sede também têm lugares garantidos na Copa do Mundo: México, Estados Unidos e Canadá.
O próximo Mundial, marcado para o período de 11 de junho a 19 de julho de 2026, será a primeira com 48 seleções na disputa.
As 48 seleções serão divididas em 12 grupos com quatro times. As duas melhores de cada grupo, mas os oito melhores terceiros colocados avançam para o mata-mata.
Divisão de vagas
O aumento no número de seleções mexeu com a distribuição de vagas pela Fifa nas Eliminatórias. Veja como é o cenário atualmente:
- Europa: 16 vagas
- América do Sul: 6 vagas
- América do Norte e Central: 6 vagas
- Ásia: 8 vagas
- África: 9 vagas
- Oceania: 1 vaga
- Playoff: 2 vagas
Seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026
- Canadá (país-sede)
- Estados Unidos (país-sede)
- México (país-sede)
- Japão (Ásia)
- Irã (Ásia)
- Uzbequistão (Ásia)
- Coreia do Sul (Ásia)
- Jordânia (Ásia)
- Austrália (Ásia)
- Nova Zelândia (Oceania)
- Argentina (América do Sul)
- Brasil (América do Sul)
- Equador (América do Sul)
- Uruguai (América do Sul)
- Colômbia (América do Sul)
- Paraguai (América do Sul)
- Marrocos (África)
- Tunísia (África)
- Egito