MANAUS – A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), informa que na madrugada da próxima segunda-feira, 22/4, entre 0h e 4h, o acesso para o bairro Parque 10 de Novembro dos condutores que vêm da avenida Ephigênio Salles para avenida Umberto Calderaro, pela alça lateral da passagem subterrânea, estará interditado para realização de obras da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) no local.
Os condutores que queiram chegar ao Parque 10 devem seguir mais alguns metros após a passagem subterrânea e entrar à direita em acesso ao lado da loja Honda Shizen até alcançar a rua Samuel Benchimol, conhecida como Passeio do Mindú. Na Benchimol, os condutores poderão entrar à direita para chegar à avenida Umberto Calderaro.
Leia mais: IMMU alerta: lista de radares a serem instalados em Manaus é fake
Por causa da mudança de circulação, a via de acesso da avenida Umberto Calderaro para a rua Samuel Benchimol também ficará interditada entre 0h e 4h, de domingo para segunda.
As alterações irão afetar a circulação das linhas de ônibus 008 (Compensa / Ephigênio Salles / São José / Terminal 5) e 671 (Terminal 5 / Parque 10 / Terminal 2 / Cachoeirinha) que irão entrar à direita no acesso ao lado da loja Honda Shizen até alcançar a rua Samuel Benchimol e, depois, seguir avenida Umberto Calderaro.
Em relação à circulação de caminhões e carretas, estas devem seguir pela avenida Darcy Vargas até alcançar a avenida Djalma Batista.
Pedestres
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está implementando uma série de ações para melhorar a segurança viária e permitir que pedestres possam transitar nas vias e realizar travessia segura na capital amazonense. As medidas incluem desde a instalação de novos dispositivos até a manutenção de infraestruturas críticas, visando a mobilidade urbana e otimizar o tráfego.
O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, afirmou que as medidas visam também reduzir o número de acidentes em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, onde o fluxo constante de veículos e pedestres cria um ambiente de risco elevado.
“Estamos comprometidos em tornar nossas ruas mais seguras para todos. Uma das ações recentes foi a instalação de botoeiras para pedestres na avenida Autaz Mirim, na zona Leste, em frente ao 14º DIP, no bairro Tancredo Neves, que permite aos pedestres controlarem os semáforos para atravessar a rua com segurança”, disse.
Além disso, a avenida Maceió, próxima à Secretaria Municipal de Educação (Semed), também foi contemplada com melhorias na infraestrutura de segurança. “A troca do controlador semafórico na travessia de pedestres é uma medida crucial para garantir que os semáforos funcionem de forma eficaz, oferecendo mais segurança para os estudantes e outros pedestres que frequentam essa região”, detalha o diretor.
Outro ponto de intervenção foi no cruzamento da avenida Francisco Orellana, com a avenida Dom Pedro, onde foi realizada uma manutenção com ajuste de grupo focal projetado. “Esses ajustes são essenciais para melhorar a visibilidade dos semáforos e garantir que o tempo de travessia seja adequado às necessidades dos pedestres, contribuindo assim para um trânsito mais seguro e organizado”, acrescenta Guedes.
As iniciativas fazem parte de um esforço contínuo da Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, para reduzir o número de acidentes e melhorar a qualidade de vida na cidade. Com investimentos em tecnologia e infraestrutura, Manaus avança na construção de um ambiente urbano mais seguro para seus motoristas e pedestres.