O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) promoveu, nesta sexta-feira (06/12), a formatura de 64 alunos do Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom). A solenidade, realizada no Comando Geral do CBMAM, no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus, também marcou o ingresso de 200 novos soldados à corporação, convocados pelo concurso público realizado em 2022.
O evento contou com a presença do governador Wilson Lima, que destacou o impacto positivo do projeto na formação de futuros cidadãos e profissionais. “Essas crianças sonham em um dia poder estar vestindo esta farda. Isso nos emociona muito porque é um legado que conseguimos deixar enquanto autoridade, comandante e militares. Hoje, essas crianças estão tendo um caminho pavimentado seguro para o futuro”, declarou o governador.
Ao longo do ano, mais de 600 crianças e adolescentes participaram do Proebom, onde aprenderam técnicas básicas de salvamento e primeiros socorros, além de valores como disciplina, respeito e cidadania. Para Deimison Oliveira, de 12 anos, a experiência foi inspiradora e definiu seus planos para o futuro. “Eu achei super legal. Gostei muito das instruções, gostei muito das minhas instrutoras. Elas me incentivaram muito para continuar sendo bom aluno. Quando eu completar 18 anos, vou fazer o curso para entrar nos Bombeiros”, compartilhou o estudante.
A mãe de Deimison, Evelyn Oliveira, de 30 anos, destacou o desenvolvimento pessoal do filho graças ao programa. “Ele gosta muito de fazer cursos, eu fui lá, corri atrás da vaga e consegui. É muito bom para eles se desenvolverem, sem estar perdendo o tempo com coisas que não servem para eles, e ele aprendeu a ter disciplina. Eu estou muito feliz por ele ter feito parte do projeto”, afirmou.
Outro participante do projeto, Asafe Ferreira, também de 12 anos, reforçou o valor do aprendizado ao longo do curso. “Me senti muito privilegiado em participar desse projeto de Bombeiro Mirim. Eu achei muito interessante o ensinamento que eles dão sobre disciplina, honrar os mais velhos e como agir caso aconteça um acidente em casa”, comentou o jovem.
Formação e Atividades
Durante o curso, os bombeiros mirins tiveram aulas diversificadas, incluindo história do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, noções de salvamento aquático e terrestre, combate a incêndios, salvamento em altura, primeiros socorros, ética e cidadania, além de educação ambiental, no trânsito e sobre prevenção ao uso de drogas.
A grade curricular foi complementada com palestras, atividades culturais, recreação, musicalidade e passeios, promovendo não apenas conhecimento técnico, mas também o desenvolvimento integral dos participantes. Nos três últimos anos, o Proebom já beneficiou mais de 3 mil crianças e adolescentes.
O programa acontece nos batalhões da corporação em Manaus e em todos os pelotões e companhias do interior. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 7 e 16 anos de idade. Uma das principais exigências para participar do Proebom é estar matriculado e ter bom histórico escolar.