Manaus (AM) – Faltando menos de 100 dias para o Festival Folclórico de Parintins 2023, moradores do município, ainda relatam falhas na internet, além de cobranças indevidas de operadoras de telefonia móvel. Especialistas do consumidor orientam o que fazer.
José Wilson Ribeiro, motorista de aplicativo, é um dos moradores insatisfeito com o serviço de internet na região, especificamente com duas operadoras. Ele relata as dificuldades em trabalhar com o aplicativo de internet na região.
“Eu trabalho como motorista de um aplicativo de transporte que funciona aqui no município. Porém, tenho muitas dificuldades para trabalhar, de levar o sustento para a minha casa, por conta das instabilidades no sinal de internet e olha que pago dois planos, um na Claro e também em outra operadora”, relata.
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“Internet trava durante o festival”
Ribeiro conta que já perdeu muitos clientes por conta da falha na internet e relata que no Festival Folclórico os problemas pioram. “Aqui teve vezes que a Claro ficou cinco dias fora de área. A outra operadora quando chove fica fora de área. A gente não consegue trabalhar direito. No festival de 2022 a gente não conseguiu trabalhar como esperava, pois com o aumento de pessoas acessando, o sinal trava totalmente”.
O enfermeiro Bruno Oliveira, 30, frequenta Parintins com frequência e relata que durante o Festival é impossível de se comunicar. “Eu uso a TIM e durante o último festival eu não conseguia nem ligar quando chegava próximo do horário dos espetáculos, é bem ruim”.
Indenização
A juíza de Direito Sanã Nogueira Almendros de Oliveira, da 2.ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), condenou uma operadora de telefonia móvel a pagar uma indenização a título de danos morais para a assistente técnico administrativo, Emilly Farias, 27. A mesma foi surpreendida com cobranças indevidas em sua fatura.
“Eu tinha um plano nesta operadora e não sabia que estava embutido nele alguns pacotes no qual eu não havia solicitado e nem usava. Então entrei com o processo e fiquei feliz por ter os meus direitos garantidos”, relatou Farias.
A parintinense conta que depois do fato mudou de operadora e relata novos problemas. “Eu passei a usar a Claro, porém o sinal de internet é muito ruim. Estou tendo atualmente uma nova dor de cabeça, ficamos de vez quando completamente sem sinal, o último sábado, 18/3, foi um exemplo disso”.
Cobrança indevida
De acordo com a advogada Denise Coelho, a falta de internet em Parintins trata-se de uma inconstância frequente, que desencadeia diversas reclamações por parte dos consumidores.
“A prestadora de serviço de internet deve garantir o funcionamento adequado do mesmo, sob pena de responder pelos danos causados ao consumidor, a teor do disposto nos artigos 373, II do CPC/15 e 14, § 3º do CDC”, explica.
A especialista explica que caso o consumidor seja prejudicado com a interrupção dos serviços de internet, relate a ocorrência no SAC da empresa contratada, anote o número do protocolo. E persistindo o problema, reclame na Anatel, no PROCON local, ou ainda registre na plataforma Consumidor.gov.br, ou ingresse com uma ação judicial.
Resposta
Por meio de nota, a TIM informou que alguns clientes da operadora em Parintins podem estar enfrentando dificuldades devido a instabilidades na rede 3G na região. “Técnicos da companhia já estão monitorando o comportamento da rede local para fazer os devidos ajustes e reparos”.
A Claro diz, em nota, que tem investido constantemente em suas redes fixa e móvel de última geração para atender ao crescimento da demanda por novos serviços no Amazonas. E que o projeto de inovação tecnológica, ampliação de qualidade e capacidade de rede, além do trabalho na disponibilização de soluções e ofertas do mercado a todos os perfis de clientes, segue, conforme a operadora, consistente. “A Claro está presente com sua rede móvel em 100% dos municípios do Amazonas e segue trabalhando para atender ao maior número de clientes nas áreas urbanas e rurais do estado”.
*Com informações da assessoria