As unidades da rede estadual de saúde realizaram mais de 5 mil atendimentos e 98 cirurgias, durante o feriado do Dia do Trabalhador, na quinta-feira (1º/05). Os números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) mostram a intensa movimentação nas 25 unidades de urgência e emergência e nos hospitais da capital, todos funcionando com capacidade plena e atendendo 24 horas no feriado.
De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, os serviços e unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) estão preparados para atender a população. “Nossa rede está estruturada e preparada para atender a população com eficiência. Contamos com uma equipe de aproximadamente 15 mil profissionais nas nossas unidades de urgência e emergência, que funcionam 24 horas por dia, garantindo atendimento contínuo e de qualidade”, destacou a secretária.
Os números refletem o compromisso do Governo do Amazonas em garantir o acesso à saúde de qualidade à população. Durante o feriado, a rede estadual de saúde assegura o funcionamento ininterrupto de todas as 25 unidades de urgência e emergência, disponíveis 24 horas por dia.
A rede de saúde é composta por seis prontos-socorros, nove SPAs, duas UPAs, sete maternidades e a emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). “Nossos profissionais de saúde estão preparados para atender a população com agilidade, reduzindo o tempo de espera e garantindo uma assistência de qualidade àqueles que nos procuram”, explicou a secretária Nayara.
Supervisão nas unidades
Durante o feriado, as equipes de gestão da SES-AM estão supervisionando os serviços em andamento nas unidades. O objetivo é acompanhar de perto o andamento dos trabalhos e oferecer suporte quando necessário, garantindo que tudo seja realizado dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela rede estadual.