O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” foi selecionado para a competição oficial do Festival de Cinema de Veneza de 2024 e irá concorrer ao Leão de Ouro, anunciou a Bienal na terça-feira (23). O Festival de Toronto também confirmou a exibição do título de Walter Salles (“Central do Brasil” e “Diários de Motocicleta”).
A trama é inspirada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história da sua família. Ambientado no Rio de Janeiro na década de 1970, o filme apresenta a família Paiva: o pai, Rubens, a mãe, Eunice, e seus cinco filhos. Um dia eles sofrem um ato violento e arbitrário que irá mudar para sempre o rumo de seus vidas. Eunice é obrigada a se reinventar e traçar um novo destino para si e seus filhos.
O título é protagonizado por Fernando Torres e Selton Mello e conta com a participação especial de Fernando Montenegro. A produção marca a terceira parceria entre Salles e Torres, que estiveram juntos em “Terra Estrangeira” (1995) e “O Primeiro Dia” (1998), e o reencontro de Montenegro com o diretor, com quem trabalhou no premiado “Central do Brasil” (1998).
“Ainda Estou Aqui” marca a terceira presença de Walter Salles no festival de cinema mais antigo do mundo. Ele esteve na Itália em 2001 para a estreia de “Abril Despedaçado” e retornou oito anos depois, em 2009, para receber o prêmio Robert Bresson pelo conjunto da sua obra.
O Festival de Veneza começa no dia 28 de agosto e vai até 7 de setembro. Já o Festival de Toronto está marcado para acontecer entre os dias 5 e 15 de setembro. Saiba onde e quando acontecem os próximos festivais de cinema.