Na primeira metade de 2024 o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude, totalizando R$ 1,2 bilhão, segundo estudo da ClearSale, empresa de inteligência de dados para prevenção deste tipo de crime. Em estudo, a empresa detalha esse cenário, com data, horário, produto e publico alvo favoritos dos criminosos.
O grupo mais afetado pelos golpes foram os millennials, que engloba pessoas nascidas entre 1980 a 1995.
O volume de tentativas representou uma queda de 7,8% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O estudo, que analisou quase 68 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro a 30 de junho, também apontou redução de 3,5% no valor do ticket médio desses pedidos fraudulentos frente a 2023, valendo, em média, R$ 1.198.
Para o levantamento, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
A maioria das tentativas de fraude no e-commerce brasileiro acontece através do roubo de dados, de conta e senhas.
Os fraudadores precisam de informações, na maior parte dos golpes de cartão de crédito, para conseguir efetivar uma compra em nome de outra pessoa.
Em entrevista à CNN no início do mês sobre o compilado de fraudes do primeiro trimestre, o CEO da ClearSale, Eduardo Mônaco, ressaltou que os fraudadores têm buscado maneiras de chamar menos atenção e manter muita lucratividade. “Eles adotam uma estratégia de agir com menos transações, mas atacando produtos com maior liquidez, com maior valor agregado e maior custo”.
Segundo Mônaco, dessa forma, os golpistas conseguem obter dinheiro sem chamar tanto a atenção dos sistemas de antifraude.
Dia, hora, produto e região favoritos dos golpistas
No primeiro trimestre de 2024, a empresa mapeou que o dia da semana e o horário com a maior representatividade de investidas fraudulentas foram as quartas-feiras entre meia-noite e 5h.
A região mais afetada pelos golpes foi a Norte, com ticket médio de R$ 1.308, e os produtos mais visados pelos criminosos foram eletrônicos e ar-condicionado, contabilizando R$ 2.633 e R$ 7.409 de perda, consecutivamente.
O estudo ponderou que o aumento nas tentativas de fraude na compra de ar-condicionado pode ser explicado pela alta da demanda pelo produto.
A região nordeste registrou ticket médio de R$ 1.303, enquanto sudeste teve de R$ 1.129 e o centro-oeste de R$ 1.402.
A região sul registrou a menor taxa de tentativas e um ticket médio de R$ 1.319.
O executivo acredita que os golpistas procuram atacar usuários pouco familiarizados com o ambiente digital e isso reflete em algumas regiões do Brasil.
“Uma das hipóteses é que pode ser que no Norte e Nordeste do país, a gente tenha um percentual da população sem tanta maturidade no ambiente digital. O pessoal ainda é, em parte, iniciante no mundo online e fazem menos transações financeiras na internet. Os golpistas podem mirar essa inexperiência”, diz Mônaco.
Os produtos de moda, como roupas e acessórios, tiveram fraudes no valor médio de R$ 3.550.
Ainda pelo estudo, foi possível identificar que as maiores vítimas são homens e millennials, que relataram 212,8 mil tentativas de golpe, somando R$ 273 mil.
Em segundo lugar, a Geração Z (12 a 27 anos), registrou 198,6 mil tentativas, resultando em um valor de R$ 207 mil.
A maior concentração das tentativas ocorreu em fevereiro, com 177,6 mil ocorrências e um ticket médio de R$ 1.066.
Como não cair em golpes
Segundo a companhia, para evitar fraudes em compras via cartão no e-commerce, é recomendado o uso de senhas fortes e que não sejam usadas em cadastros/inscrições mais de uma vez.
Outro caminho que leva a fraudes são os cliques em links suspeitos, usados por golpistas para direcionar suas vítimas a sites falsos — idênticos aos verdadeiros — com o objetivo de roubar dados e, posteriormente, efetivar fraudes.
Portanto, os especialistas pontuam atenção redobrada em links que pedem por recadastramento em sites que o usuário nunca efetuou cadastro, pedidos de trocas de senha não programadas ou links suspeitos.
Mais um tipo de ação fraudulenta comum no ambiente online é o “phishing”, que atrai usuários via ofertas que contêm links para captura de senhas e dados financeiros.
Por isso, é imprescindível verificar a página oficial da loja e pesquisar a reputação do anunciante.
Fonte: CNN.