Em seu segundo grande prêmio pela Ferrari, Lewis Hamilton já tem um resultado para comemorar: o veterano conquistou a pole position da corrida sprint do GP da China na madrugada desta sexta-feira. Sua volta de 1m30s849 garantiu a posição com somente 0s018 de vantagem sobre Max Verstappen. Oscar Piastri ficou em terceiro lugar e Gabriel Bortoleto, da Sauber, largará em 14º na prova curta deste sábado.
A largada da corrida sprint do GP da China será neste sábado (22) à meia-noite, no horário de Brasília.
Hamilton, que não vem de um fim de semana positivo após a estreia na Austrália — apenas nono em Melbourne —, chegou a desbancar a quase absoluta McLaren no SQ1 no Circuito de Xangai. Na etapa final, o heptacampeão anotou a volta de referência em uma tentativa única que, por muito pouco, não foi superada por Verstappen na bandeirada.
O brasileiro Gabriel Bortoleto conseguiu terminar o SQ1 à frente do colega da Sauber, Nico Hülkenberg. Porém, repetindo seu desempenho na formação do grid da Austrália, no fim de semana passado, não conseguiu ir além do 14º lugar. O melhor calouro da classificação sprint desta sexta foi Andrea Kimi Antonelli, que substitui Hamilton na Mercedes — o italiano ficou em sétimo.

Esse é o melhor resultado de Hamilton na Ferrari, até aqui. O veterano também garantiu um lugar à frente do colega Charles Leclerc, que vai partir ao lado de Piastri na quarta colocação. Lewis largará na ponta em uma corrida sprint pela segunda vez na carreira; no entanto, ainda não venceu nenhuma vez no formato, dominado por Verstappen e suas 11 conquistas.
A China será a primeira de seis sedes de corridas sprints em 2025. A prova curta foi introduzida na F1 em 2021 para aumentar a atratividade dos grandes prêmios, e concede até oito pontos extras aos oito primeiros colocados.
Resultado e grid de largada sprint
- Lewis HAMILTON (Ferrari) — 1m30s849
- Max VERSTAPPEN (Red Bull) — 1m30s867
- Oscar PIASTRI (McLaren) — 1m30s929
- Charles LECLERC (Ferrari) — 1m31s057
- George RUSSELL (Mercedes) — 1m31s169
- Lando NORRIS (McLaren) — 1m31s393
- Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) — 1m31s738
- Yuki TSUNODA (RB) — 1m31s773
- Alexander ALBON (Williams) — 1m31s852
- Lance STROLL (Aston Martin) — 1m31s982
- Fernando ALONSO (Aston Martin) — SQ2
- Oliver BEARMAN (Haas) — SQ2
- Carlos SAINZ (Williams) — SQ2
- Gabriel BORTOLETO (Kick Sauber) — SQ2
- Isack HADJAR (RB) — SQ2
- Jack DOOHAN (Alpine) — SQ1
- Pierre GASLY (Alpine) — SQ1
- Esteban OCON (Haas) — SQ1
- Nico HULKENBERG (Kick Sauber) — SQ1
- Liam LAWSON (Red Bull) — SQ1
SQ1 — 12 minutos e cinco eliminados
- Lewis HAMILTON (Ferrari) — 1m31s212
- Lando NORRIS (McLaren) — 1m31s396 (+0.184)
- Charles LECLERC (Ferrari) — 1m31s518 (+0.306)
- Oscar PIASTRI (McLaren) — 1m31s723 (+0.511)
- Max VERSTAPPEN (RBR) — 1m31s916 (+0.704)
- George RUSSELL (Mercedes) — 1m31s952 (+0.740)
- Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) — 1m31s999 (+0.787)
- Fernando ALONSO (Aston Martin) — 1m32s121 (+0.909)
- Isack HADJAR (RB) — 1m32s171 (+0.959)
- Oliver BEARMAN (Haas) — 1m32s269 (+1.057)
- Yuki TSUNODA (RB) — 1m32s316 (+1.104)
- Lance STROLL (Aston Martin) — 1m32s327 (+1.115)
- Carlos SAINZ (Williams) — 1m32s457 (+1.245)
- Alexander ALBON (Williams) — 1m32s462 (+1.250)
- Gabriel BORTOLETO (Sauber) — 1m32s539 (+1.327)
- Jack DOOHAN (Alpine) — 1m32s575 (+1.363)
- Pierre GASLY (Alpine) — 1m32s640 (+1.428)
- Esteban OCON (Haas) — 1m32s651 (+1.439)
- Nico HULKENBERG (Sauber) — 1m32s675 (+1.463)
- Liam LAWSON (RBR) — 1m32s729 (+1.517)
Piastri liderou a primeira parte do segmento de abertura, com pneus médios obrigatórios a todos, tendo 0s3 sobre Fernando Alonso. O australiano, porém, foi desbancado no minuto final pelo colega Norris. Em seguida, Hamilton passou à frente de ambos.
Bortoleto aparecia só em 19º lugar após sua primeira volta rápida; na bandeirada, o brasileiro da Sauber subiu para 14º. Oliver Bearman, da Haas, avançou de 19º para décimo, empurrando o calouro da Sauber em uma posição. Ainda assim, Gabriel seguiu à frente de Hülkenberg — o alemão, antes em 11º, não conseguiu melhorar e sua volta foi superada pelas tentativas sucessivas dos rivais, culminando em sua eliminação em penúltimo.
ELIMINADOS
16º JACK DOOHAN (ALPINE)
17º PIERRE GASLY (ALPINE)
18º ESTEBAN OCON (HAAS)
19º NICO HULKENBERG (HAAS)
20º LIAM LAWSON (RBR)
SQ2 — dez minutos e cinco eliminados
- Lando NORRIS (McLaren) — 1m31s184
- George RUSSELL (Mercedes) — 1m31s346
- Oscar PIASTRI (McLaren) — 1m31s362
- Lewis HAMILTON (Ferrari) — 1m31s384
- Andrea Kimi ANTONELLI (Mercedes) — 1m31s475
- Max VERSTAPPEN (RBR) — 1m31s521
- Alexander ALBON (Williams) — 1m31s539
- Charles LECLERC (Ferrari) — 1m31s561
- Lance STROLL (Aston Martin) — 1m31s742
- Yuki TSUNODA (RB) — 1m31s794
- Fernando ALONSO (Aston Martin) — 1m31s815
- Oliver BEARMAN (Haas) — 1m31s978
- Carlos SAINZ (Williams) — 1m32s325
- Gabriel BORTOLETO (Sauber) — 1m32s564
- Isack HADJAR (RB) — Sem tempo registrado.
Norris seguiu na liderança com sua primeira volta rápida; além dele, outros sete pilotos arriscaram duas tentativas, incluindo Bortoleto, o último dentre eles. Sainz, Albon, Alonso, Hadjar, Bearman, Tsunoda e Stroll só deixaram os boxes para um único tiro. Albon, Stroll e Tsunoda avançaram — o primeiro fez o sétimo tempo.
Bortoleto não conseguiu avançar, ficando em 14º lugar. Hadjar, saindo de traseira, abortou sua volta e terminou em 15º. Chamou atenção, no segmento, uma mensagem do engenheiro Bryan Bozzi pedindo que Leclerc reduzisse para inverter posições com Hamilton na pista; a dupla avançou para o segmento final, o heptacampeão 0s1 mais rápido.
ELIMINADOS
11º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
12º OLIVER BEARMAN (HAAS)
13º CARLOS SAINZ (WILLIAMS)
14º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
15º ISACK HADJAR (RB)
SQ3 — oito minutos e disputa pela pole
Hamilton anotou a melhor volta, de cara, de 1m30s849. Verstappen finalizou seu giro nos segundos finais, mas ficou a 0s018 de bater o heptacampeão, recebendo a bandeirada na conclusão da tentativa. Piastri também fechou sua participação na disputa com a terceira melhor volta, sucedido na tabela de tempos por Charles Leclerc.