O mundo Inteiro tem dinheiro seja em cédulas, em Moedas e dinheiro eletrônico. Cada país decide que tipo de dinheiro vai usar. Hoje, nós vamos atrás de um pouco de história e curiosidades. No mundo, existem cerca de 180 tipos diferentes de moedas, utilizadas em 195 países.
E, onde surgiu o dinheiro?
A história da civilização nos conta que o homem primitivo procurava defender-se do frio e da fome, abrigando-se em cavernas e alimentando-se de frutos silvestres, ou do que conseguia obter da caça e da pesca. Ao longo dos séculos, com o desenvolvimento da inteligência, passou a espécie humana a sentir a necessidade de maior conforto e a reparar no seu semelhante. Assim, como decorrência das necessidades individuais, surgiram as trocas.
Esse sistema de troca direta, que durou por vários séculos, deu origem ao surgimento de vocábulos como “salário”, o pagamento feito através de certa quantidade de sal; “pecúnia”, do latim “pecus”, que significa rebanho (gado) ou “peculium”, relativo ao gado miúdo (ovelha ou cabrito).
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos. Foi o surgimento da cunhagem a martelo, onde os signos monetários eram valorizados também pela nobreza dos metais empregados, como o ouro e a prata. (fonte: https://www.casadamoeda.gov.br/portal/socioambiental/cultural/origem-do-dinheiro.html).
A maioria dos países do mundo, tem seu próprio dinheiro, alguns aceitam dinheiro de outros. Os mais conhecidos são e utilizados no mundo são: Dólar Americano, Euro, Iene, Libra Esterlina, Dólar Canadense, Renminbi (Yuan) e o Dólar Australiano.
Dólar Americano é a mais conhecida e utilizada no mundo. Ele é que movimenta a economia mundial e a mais utilizada em operações de câmbio. O Euro é a segunda moeda do em utilização no mundo e, uma das mais novas, criada no final dos anos 90 (1999). A terceira moeda mais movimentada do mundo é o Iene, moeda oficial do país do sol nascente, Japão, e muito utilizada como moeda reserva, após as 2 primeiras. Ainda na Europa, temos a Libra Esterlina, moeda oficial do Reino Unido e, uma das mais antigas do mundo. O Dólar Canadense é a moeda oficial do Canadá com uma gama bem ampla de cores alegres, nada se parecendo com a sua co-irmã americana. O Renminbi é a moeda oficial chinesa, embora seja mais conhecida por Yuan que é a unidade básica do Renminbi. O Dólar Australiano, é a moeda da comunidade australiana e, estava entre as 10 moedas mais importantes do mundo.
As moedas sofrem oscilações de acordo com inflação, negociações etc. Mas, para quem achava que a moeda mais cara do mundo fosse o euro, aqui vai uma surpresa. A moeda mais cara do mundo, atualmente é Dinar do Kuwait (KWD), onde 1,00KWD equivale a 3,25USD seguida logo após pelo Dinar do Bahrein (BHD) onde cada 1BHD equivale a 2,65USD.
Mais curiosidades bem interessantes: Nem todas as moedas têm o mesmo formato mais conhecido mundialmente. Tem moeda quadrada, que é o centavo de Florim de Aruba (AWG), em Aruba. Na Asia, muitas das antigas moedas, tinham um furo ao centro (de fábrica), onde eles serviam para através de uma corda, prender as moedas a cintura, facilitando o transporte e, evitando assim perdê-las ou serem roubadas. E o papel moeda (material que são impressas as cédulas)? Surgiram na china, no século VII e, eram feitas da casca de uma árvore, a amoreira. Por sua leveza, ficaram conhecidas como “dinheiro voador”. Somente após a metade do século XIX é que o papel moeda ficou popular nos Estados Unidos e Europa. O tamanho das cédulas também é variável, alguns países ou regiões, tem as suas cédulas o tamanho relativo ao seu valor. No Brasil, as cédulas têm hoje, um tamanho padronizado (121 x 65 mm). No mundo, temos cédulas com formato retangular também, porém, com impressão na vertical, principalmente, nos países do oriente. Uma das mais estranhas e atípicas formas e tamanho de uma cédula, foi na Rússia em 1912, onde a nota de 500 rublos, tinha uma medida muito próxima a de uma caixa de sapatos. Ao contrário de algumas notas da China, que tem suas dimensões bem reduzidas e chegam a aparecer notas de brinquedo infantil. Curioso né?
Para finalizar, deixo aqui, as, moedas já utilizadas no nosso país: Mil Réis (1833- 1942),
Cruzeiro (1942- 1967), Cruzeiro Novo (1967- 1970), Cruzeiro (1970- 1986), Cruzado (1986- 1989),
Cruzado Novo (1989- 1990), Cruzeiro (1990-1993), Cruzeiro Real (1993- 1994) e, finalmente o nosso Real (julho 1994).