AMAZONAS – Policiais civis da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de Humaitá realizaram, palestras e outros serviços de atendimento sobre violência doméstica contra as mulheres, em uma escola estadual da comunidade Açuanópolis, na zona rural de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus).
Conforme a delegada Wagna Costa, titular da DEP de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), a ação faz parte da Operação Shamar, que visa combater a violência contra as mulheres, e ocorre durante todo o mês de agosto.
“Além das palestras, no local também foram realizados diversos atendimentos, como registros de Boletim de Ocorrência (BO) e solicitações de medidas protetivas. Também realizamos diligências na comunidade para apurar supostas práticas de violência doméstica relatadas durante a ação”, informou a delegada.
Segundo ela, foram registrados cinco Boletins de Ocorrências (BOs) e dois pedidos de medida protetiva de urgência durante os atendimentos, além de contabilizar 12 verificações de procedência de informações durante as diligências. Outras palestras devem ser realizadas, no decorrer deste mês, em outras comunidades da região.
MOTO ROUBADA
A Policia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 18ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), recuperou, na quinta-feira (1°/08), uma motocicleta com restrição de roubo, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. O veículo estava sendo conduzido por um homem, de 27 anos, que foi autuado pelo crime de receptação.
A equipe policial foi acionada pelo Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom), por volta das 23h30, para fazer o acompanhamento de uma motocicleta com restrição de roubo, que o sistema de videomonitamento, Paredão, havia identificado trafegando na avenida Arquiteto José Henrique. Durante as diligências, o veículo foi interceptado naquela mesma via.
Após procedimentos policiais de apuração no local, foi constatada a restrição de roubo. O condutor e a motocicleta foram encaminhados para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Sobre o “Paredão“
O “Paredão” faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O sistema de monitoramento de câmeras possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios. Além da recuperação de veículos, o sistema tem auxiliado em investigações que já resultaram em desarticulação de bandos criminosos e na apreensão de drogas.
Leia mais: Operação Águia: Polícia Militar do Amazonas intensifica ações de segurança nas zonas de Manaus
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.