A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) finalizou, nesta sexta-feira (09/08), treinamento que faz parte de plano de instrução de alinhamento operacional voltado para ocorrências de roubo a ônibus do transporte coletivo. Cerca de 300 policiais militares do Batalhão Norte participaram da capacitação que foi desenvolvida em cinco dias, na garagem da empresa Eucatur Urbano, localizada na avenida Camapuã, zona norte de Manaus. A iniciativa também se estenderá para outras zonas da capital amazonense.
A ação foi realizada para padronizar as abordagens realizadas pela tropa em situações de ocorrências envolvendo práticas de roubou ou furto nos ônibus do transporte público. De acordo com o comandante da 13ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e instrutor do treinamento, capitão PM Fabrício Almeida, a preparação dos policiais militares para lidar com essas situações reflete de forma positiva na Operação “Catraca”, que tem o objetivo de diminuir os índices de roubos a ônibus e garantir a segurança dos usuários.
“O objetivo da instituição é exatamente padronizar e fortalecer os procedimentos operacionais para os nossos colaboradores, no sentido de trazer uma segurança maior, não apenas para o policial militar no momento da abordagem, mas para os colaboradores da empresa e principalmente, para a população que utiliza esse transporte. A gente iniciou na zona norte e vamos dar continuidade para atender todas as zonas da capital”, revelou.
Durante a instrução, os policiais militares receberam orientações detalhadas sobre como proceder em abordagens a ônibus, desde a entrada no veículo até a identificação e neutralização de possíveis ameaças. O coordenador de tráfego da empresa Eucatur Urbano, Betuel Oliveira, enfatizou que esse estreitamento da PMAM com as empresas de ônibus tem ajudado a diminuir as ocorrências de roubos.
“A gente consegue dar um suporte para eles, assim como eles para a gente, ou seja, nos ajudamos, principalmente na colaboração para encontrar esses criminosos que realizam o assalto. Temos uma boa comunicação com a polícia. Essa parceria é semanal, são conversas e reuniões, que estão sendo muito eficientes”, destacou.
Pontos focais
Além das ações ostensivas da PMAM, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realiza, periodicamente, reunião com os efetivos das Polícias Militar e Civil (PMAM e PC-AM) para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate para serem desenvolvidas pelas Forças de Segurança, de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências.
A SSP-AM reforça a importância de a população denunciar por meio do disque-denúncia 181, as práticas criminosas. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.