Manaus – Na manhã deste terça-feira (19), o Delegado Antônio Lara Marialva Meireles Rondon Júnior, que é o titular da Delegacia Especializada na Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), recebeu o Título de Cidadão do Amazonas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A concessão dessa honraria ocorreu através da Lei nº 6.336/2023, proposta pelo deputado João Luiz (Republicanos), e aconteceu durante uma Sessão Especial que contou com a presença dos deputados Delegado Péricles (PL) e Wilker Barreto (Cidadania).
“Tenho a alegria e a honra de ser o autor da propositura, porém a mesma foi aprovada por unanimidade nesta Casa, por reconhecer toda a dedicação e o trabalho intenso do delegado Antônio Rondon em prol da população”, disse o deputado João Luiz em seu pronunciamento.
Em suma, o parlamentar destacou que o delegado tem sua vida pessoal e profissional ligadas ao Amazonas, onde reside há 30 anos e onde estudou, graduou-se em Direito, e, em 2009, passou no concurso para Delegado da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).
Falando em nome dos deputados, o deputado Wilker Barreto disse que, hoje, na data que o delegado completa mais um ano de vida, já que o homenageado recebe sua certidão de Cidadão Amazonense. “A construção deste estado por pessoas que nascem aqui, e aquelas que escolhem esta terra como sua”, disse Barreto, reconhecendo o histórico de dedicação de Antônio Rondon ao Amazonas precipuamente. “Por isto, o Parlamento Estadual cumpre seu papel de reconhecer e homenagear aqueles que juntam esforços, servem e ajudam o desenvolvimento do nosso estado”, declarou o deputado.
Sobre Antônio Rondon Jr
Em sua carreira na PC, Antônio Rondon Jr. já atuou como titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros, da Delegacia Especializada em Capturas e POLINTER, da Delegacia Especializada em Crimes contra a Fazenda Pública Estadual, além de Diretor-Adjunto do Departamento de Narcóticos do Amazonas (Denarc-AM). “Um homem que vem dedicando sua via pela segurança do povo amazonense, povo este que hoje o recebe como um conterrâneo, um irmão”, afirmou João Luiz, ao entregar a honraria ao mais novo cidadão amazonense.
“Recebo esse Título de Cidadão do Amazonas com muito orgulho e satisfação”, falou o delegado, que, emocionado, lembrou sua vida no estado, relatando momentos que viveu com seu pai no município de Tefé (distante 523 km da capital), suas idas e vindas para Manaus, o nascimento dos seus dois filhos aqui. “Agradeço a iniciativa do deputado João Luiz, agradeço a todos os deputados que aprovaram a propositura, e agradeço a todos os presentes que hoje estão aqui vendo este mais novo ‘caboquinho’ do Amazonas”, finalizou Antônio Rondon Jr.
Edição: Hector Silva
Leia também: Senador Omar Aziz recebe medalha Ruy Araújo e Título de Cidadão Amazonense