MANAUS – Duas pesquisas divulgadas neste fim de semana são as primeiras após o início das campanhas nas ruas, na semana passada em Manaus, revelam o cenário eleitoral da cidade. As duas trazem dados próximos e indicam David Almeida, Amom Mandel e Roberto Cidade em destaque.
CIDADE CRESCE NA PONTUAL NO CENÁRIO ELEITORAL
Novo levantamento divulgado neste sábado (17) pela Pontual Pesquisas, aponta o prefeito David Almeida (Avante) com 32,5% na liderança, seguido do deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 21%. Já o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) aparece em terceiro com 15%. A pesquisa mostra crescimento do deputado estadual, que se aproxima do segundo colocado.
A Pontual ouviu 1.066 eleitores em 63 bairros de Manaus entre os dias 12 e 15 de agosto. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número AM-09732/2024.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior, dia 2 de agosto, David Almeida tinha 31,5% das intenções de voto. Amom Mandel tinha 23,2%, enquanto Roberto Cidade havia sido escolhido por 15,6%.
Na nova aferição dos eleitores, o deputado federal Alberto Neto (PL) é o quarto com 10,1%, seguido de Marcelo Ramos (PT), com 4%; Wilker Barreto (Mobiliza), 1,3%; e Gilberto Vasconcelos (PSTU), com 0,9%.
6,8% disseram que votarão branco ou nulo.
DAVID AMOM E CIDADE SE DESTACAM NA PERSPECTIVA
Neste fim de semana o Instituo Perspectiva trouxe dados de sua mais nova pesquisa mostrando o cenário da corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus. O prefeito David Almeida (Avante) segue em primeiro lugar, subindo 4 pontos percentuais nas intenções de voto entre os eleitores, chegando a 34,9% das intenções de voto e consolidando a liderança. Em segundo lugar vem o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), com 23,% das intenções.
Os dados revelam ainda que os candidatos Roberto Cidade (União Brasil) e Capitão Alberto Neto (PL), estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro na disputa pelo terceiro lugar. O deputado estadual e presidente da Aleam tem 13,5% das intenções de voto, contra 10% do deputado federal e candidato do grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Marcelo Ramos (PT), com 1,3%, Wilker Barreto (Mobiliza), com 1,4% e Gilberto Vasconcelos (PT), com 0,7%, completam o quadro. 3,6% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto. Já 6,5% ainda não escolheram candidato.
De acordo com o instituto, há 20 meses o cenário de disputa entre David e Almom segue inalterado em Manaus. A diferença entre David e o segundo colocado, com mais de 10 pontos percentuais, é a maior entre os candidatos que ocupam os primeiros lugares.
Em relação aos números de dezembro do Instituto, David Almeida cresceu ainda mais, subindo de 30,3% para os atuais 34,9%. No próximo dia 30 de agosto o Instituto Perspectiva vai divulgar nova pesquisa.
Leia mais: Candidatos a prefeito de Manaus fazem campanha nas ruas
Veja os dados divulgados pela Perspectiva neste fim de semana: